O desenvolvimento da plataforma de smartphones Series 60 da Nokia vai contar com tecnologia da Intel e investimento da Symbian, anunciaram ontem as empresas. O acordo alarga-se também ao desenvolvimento de uma plataforma de referência para as comunicações móveis de terceira geração.

A Intel tem vindo a investir no desenvolvimento de chips para o mercado de mobilidade, com a tecnologia XScale a equipar um número crescente de telefones móveis. No âmbito da colaboração com a Nokia, a empresa de semicondutores tornou-se membro da comunidade de desenvolvimento e produção da série 60.

A nova plataforma de referência para a terceira geração que está a ser criada usará igualmente processadores com tecnologia XScale e o sistema operativo Symbian, indicam as empresas sem adiantar mais pormenores. Recorde-se que a Nokia não tem ganho muitos pontos no mercado de equipamentos 3G, onde empresas com menos tradição neste mercado têm apresentado soluções mais competitivas em termos de desempenho e preço.

A plataforma de Serie 60 já foi licenciada por empresas como a Lenovo, LG, Nokia, Panasonic, Samsung, Sendo e Siemens AG. Esta série de telemóveis suporta ecrãs a cores de maior dimensão, interface simplificado e um conjunto de aplicações que permitem o suporte de vários serviços móveis, como o email, navegação Internet e streaming de conteúdos multimédia.

Ainda ontem a Symbian anunciou também que nos próximos 18 meses serão lançados 40 novos telefones com o seu sistema operativo, desenvolvidos por 10 empresas que licenciam o seu software. A empresa estima que até 2008/2009 o mercado de telefones móveis com sistema Symbian possa chegar aos 200 milhões.

Notícias Relacionadas:
2004-09-23 - Novo smartphone da Nokia inclui antivírus e câmara de 1 megapixel