Foi ontem anunciada uma nova aliança que junta a Airbus, a SITA INC e a Tenzing na criaçãop de uma empresa que tem por objectivo disponibilizar serviços de acesso à internet de banda larga e possibilidade de utilização de telefones móveis nos aviões das copmpanhias aéreas que aderirem à oferta. A SITA, que já fornece as ligações em mais de 1.100 aviões de 60 grandes linhas aéreas, é o accionista maioritário da nova empresa.



A junção de interesses entre a fabricante de aeronaves, a empresa de fornecimento de comunicações para aviões e a Tenzing, fornecedora de soluções de software para comunicações, na criação de uma nova empresa pretende cobrir um interesse identificado no mercado para o equipamentos dos aviões com um conjunto conjunto completo de serviços de comunicações aos passageiros.



Segundo o anunciado pelas empresas, os passageiros vão poder utilizar os seus próprios equipamentos de comunicação, sejam eles telemóveis, PDAs ou notebooks, sendo depois cobrados pelo serviço na sua factura do operador móvel ou fornecedor de serviços Internet (ISP). O comunicado indica ainda que as taxas de roaming típicas serão aplicadas ao uso de telefones móveis e a conectividade de laptops e PDAs será cobrada com base na utilização.



Os serviços vão ser numa primeira fase disponibilizados nos aviões da Airbus e Boeing e a nova empresa garante que serão "baseados em tecnologia que oferece às linhas aéreas um investimento mínimo de capital inicial, uma via de actualização clara e directa para novos serviços e baixos custos operacionais".



Francesco Violante, diretor-gerente da SITA, admite que a mera da nova empresa é tornar-se o principal fornecedor do mundo de produtos e serviços de conectividade na cabine de aviões. Este responsável explica em comunicado que esses serviços vão estender de modo transparente o mundo das comunicações pessoais de todos os viajantes para a cabine da aeronave.

Notícias Relacionadas:
2004-04-19 - Connexion vai avançar com serviços comerciais de Internet a bordo da Lufthansa