O Sapo faz parte do grupo de empresas que a partir do próximo ano vai usar a tecnologia Jingle, um conjunto de definições que permitirão a clientes VoIP e Instant Messaging servidos por empresas distintas comunicarem entre si, desde que as empresas envolvidas sejam clientes Jabber.



O Jingle foi definido e proposto por um grupo de trabalho onde, a par com o Sapo, participaram o Google, a Digium, o Gaim e o Psi. O Google é, aliás, responsável pela disponibilização dos Jabber Enhancement Proposals, definições básicas da aplicação Google Talk que agora partilha em código aberto para desenvolver um conjunto de protocolos de interoperabilidade que irão permitir a comunicação entre clientes de diferentes serviços.



(Actualizada) Estas primeiras definições do Jingle - um conjunto de extensões do IETF's Extensible Messaging and Presence Protocol para uso na voz sobre IP ou outro tipo de sessões multimédia peer-to-peer - foram já publicadas pela Jabber Software Foundation, o que deverá permitir uma conclusão dos trabalhos durante o próximo ano.



O Sapo garante que tem planos para acompanhar essa introdução, prevendo iniciar o processo de migração da estratégia SIP para uma abordagem Jingle nos produtos IM e VoIP de Desktop Windows, Linux e Mac.
Celso Martinho, director técnico do SAPO explicou ao TeK que os próximos passos no processo de normalização da tecnologia passam pelo "refactoring de alguns dos componentes VoIP que actualmente integram o nosso Client SAPO Messenger para Windows". O responsável diz ainda que o abandono da tecnologia SIP será feito em favor do uso do "mesmo protocolo para toda sinalização IM e VoIP", referindo-se ao XMPP.



Esta opção - que começa a ser implementada no primeiro trimestre do próximo ano - fará com que o Client seja menos pesado, tenha menos dependências e fique mais rápido, sublinha.



O SAPO garante no entanto que os seus serviços serão interoperáveis não apenas com as aplicações que usem XMPP, como o Google Talk, mas também com aquelas que utilizam tecnologia SIP, através da infra-estrutura de
do servidor.



Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com declaração do director técnico do SAPO.



Notícias Relacionadas:

2005-08-24 - Google estende tentáculos com serviços de Instant Messaging e VoIP

2005-07-07 - PT sustenta primeiro serviço de VoIP no SAPO Messenger