Projecto Ágil. É este o nome de uma iniciativa que junta quatro investigadores portugueses que têm vindo a trabalhar para dar inteligência aos telemóveis e assegurar que estes conseguem, de forma autónoma, ajustar-se a determinadas situações.

Os investigadores acreditam que no início da próxima década já seja possível ter telemóveis inteligentes que, por exemplo, ajustam o som ao ruído do espaço, tocando mais alto se o utilizador estiver no meio de um centro comercial, ou mais baixo se este está numa reunião.

Outra aplicação estudada para um telemóvel inteligente é a possibilidade de um telemóvel com menos rede pedir a outro telemóvel próximo de si alguma carga. Esta seria a base para a criação de uma rede cooperativa em que os vários equipamentos podiam entrar em entreajuda, uma iniciativa condicionada ao entendimento entre os vários operadores.

O projecto é revelado pela TSF que esteve em contacto com os investigadores, financiados nesta iniciativa pelo Instituto de Telecomunicações e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Os mesmos investigadores acreditam que a curto prazo deixará de ser necessário trocar de telemóvel com tanta frequência, já que as actualizações dos equipamentos passarão a estar disponíveis na Internet.