A Apple fez ontem uma antevisão da versão 2.0 do software para o iPhone, anunciando em primeira-mão que a versão beta da actualização teria disponibilização imediata para um número restrito de programadores e clientes empresariais.



Com lançamento final previsto para Junho deste ano, o iPhone 2.0, inclui um kit para desenvolvimento de ferramentas (SDK) e suporte ao Microsoft Exchange ActiveSync, o que vai permitir a sincronização segura e sem fios com o email, contactos e calendário dos utilizadores. Por outro lado, integra o Cisco IPsec VPN para acessos encriptados a redes empresariais privadas.



A informação avançada pela Apple indica ainda que o SDK vai permitir aos programadores o acesso a um conjunto de interfaces API - onde se incluem as interfaces de programação para Core OS, Core Services, Media e Cocoa Touch - e a ferramentas que permitirão criar "aplicações inovadoras para o iPhone e o iPhone touch".



A empresa salienta que todos os utilizadores interessados podem, desde ontem, fazer o download da beta do iPhone SDK gratuitamente passando, a partir daí, a executar o simulador do iPhone nos seus Macs, desde que estes tenham processador Intel.



O SDK do iPhone permite ao programador a criação de aplicações - como jogos - que tiram partido do ecrã por toque do iPhone, assim como da sua tecnologia de animação, do acelerómetro tridimensional e da tecnologia de localização geográfica.



Simultaneamente, a Apple lançou ainda o iPhone Developer Program, que dará suporte à criação de aplicações nativas, e a App Store, uma loja acessível através do iPhone ou do iTunes que permitirá aos programadores a venda das suas aplicações para o telemóvel e para o iPod Touch. Todos os produtos, para serem vendidos na nova loja, terão de obter a aprovação da Apple que exige ainda a exclusividade na venda das aplicações.



Os preços das aplicações são estabelecidos pelos seus criadores, que acabarão por repartir os lucros com a Apple, que ficará com 30 por cento dos resultados líquidos obtidos.



Para além de todas as novas ferramentas embutidas no software, a actualização prevê que o programa Mail passe a permitir a abertura de ficheiros em Word, Excel e PowerPoint e a integrar a capacidade de apagar e mover emails.



O iPhone SDK beta já está disponível para download gratuitamente, enquanto que o iPhone Developer Program estará disponível inicialmente apenas nos EUA, estendendo-se depois a outros países nos próximos meses.



Resta acrescentar que a Apple está a aceitar as inscrições das empresas que se querem juntar ao iPhone Enterprise Program. Para aderir, é necessário o pagamento anual de 299 dólares. A empresa também permite que um número limitado de programadores se junte ao iPhone Developer Program, fornecendo as suas aplicações para testes, por 99 dólares anuais.



Notícias Relacionadas:

2008-02-06 - Apple injecta mais memória no iPhone e iPod Touch