A Apple já anunciou os números de vendas oficiais para o primeiro fim-de-semana de disponibilidades do iPhone 3G. O segundo terminal móvel da Apple vendeu cerca de um milhão de unidades desde 12 a 13 de Julho, em 21 países. O mesmo volume de vendas foi atingido pelo iPhone original apenas ao fim de 74 dias.

Apesar dos números optimistas da Apple, deverão salientar-se as diferenças explícitas entre os dois lançamentos, incluindo o facto de o primeiro iPhone ter sido vendido exclusivamente nos Estados Unidos e de ter atingido um volume de vendas entre as 500.000 unidades e as 700.000 unidades no fim-de-semana do seu lançamento.

A diferença na relação entre a área de disponibilidade e o número de vendas entre os dois lançamentos, parece indicar que a segunda versão do telemóvel da Apple não terá gerado, entre o público consumidor, as mesmas expectativas.

O caso de sucesso parece estar mais relacionado com as novidades do firmware 2.0, extensíveis ao iPhone original e ao iPod Touch e ao catálogo de software disponibilizado através da App Store, da qual foram descarregadas cerca de dez milhões de aplicações durante o fim-de-semana de lançamento.

A Apple enfrentou ainda algumas dificuldades técnicas inesperadas durante o lançamento global do iPhone 3G, incluindo a interrupção prolongada dos servidores de activação do telemóvel e atrasos na implementação do serviço MobileMe.

Notícias Relacionadas:

2008-07-11 - Primeiros iPhone 3G chegam às mãos de fãs portugueses

2008-07-10 - Loja de aplicações para iPhone estreia com mais de 500 títulos

2008-07-09 - Lojas abertas à meia-noite assinalam início de vendas do iPhone