O Instituto Superior Técnico (IST), a Ericsson, a Fundação Portugal Telecom, a Siemens, a SUN Microsystems e o Taguspark juntaram-se para constituir um Laboratório de Excelência em Mobilidade. O protocolo deveria ser assinado hoje à tarde mas a cerimónia foi cancelada por motivos de saúde.



O objectivo da iniciativa é promover a criação de um laboratório que se afirme como centro de projectos inovadores no ensino, investigação e desenvolvimento, unindo esforços das entidades académicas e empresariais, enquanto enquadra estudantes de licenciatura e pós-graduação, professores do IST e investigadores da indústria.



O Laboratório quer ainda promover o desenvolvimento de recursos humanos qualificados e pôr no terreno projectos de investigação úteis para os cidadãos nas necessidades do dia-a-dia, explica um comunicado.




Para a concretização do projecto o IST contribui com os recursos humanos e infra-estruturas básicas, enquanto os parceiros industriais e o Estado se responsabilizam pelo financiamento dos projectos de investigação e bolsas de estudo. O Taguspark, por seu lado, promove a criação spin-offs de base tecnológica.






A infra-estrutura está montada e hoje seria feito o "corte da fita" para que o funcionamento pudesse ser formalmente iniciado. Os responsáveis de comunicação garantem porém que a apresentação do projecto será remarcada para data a comunicar brevemente.



Nota de redacção: [2005-01-17 10:56:00] A notícia foi alterada depois de ter sido comunicado o adiamento da cerimónia de inauguração do Laboratório que estava marcada para hoje às 14.30 no Taguspark.



Notícias Relacionadas:

2004-09-17 - Siemens, PT Inovação e entidades I&D juntam-se para formar cluster TI

2004-06-03 - Portugal acolhe laboratório multimédia da Siemens para 3G e banda larga