Embora no princípio do passado mês de Dezembro - altura em que foi anunciado o lançamento do serviço de 3G que começou a dia 20 de Dezembro de 2002 - a J-Phone ter admitido que de início não haveria interoperabilidade entre o seu serviço de vídeo por telefone e o da DoCoMo, a operadora nipónica revela agora que entretanto se registaram alguns desenvolvimentos que afinal vão permitir a interligação entre os terminais das duas empresas nessa função.


A J-Phone explicava na altura que a interoperabilidade da função vídeo - os chamados serviços VGS - com a DoCoMo não era possível porque estava ocupada com os testes de verificação da qualidade dos seus terminais e da sua rede para preparar o lançamento comercial dos serviços de telefonia móvel de terceira geração e queria evitar confundir mais os seus utilizadores.



Actualmente a J-Phone tem no mercado japonês um modelo de telefone móvel com capacidade vídeo, o V-N701 da NEC e deverá disponibilizar em breve um outro terminal de características idênticas da Sanyo. A rival NTT DoCoMo, por sua vez, já colocou no mercado quatro modelos VGS, para os quais confirmou a interoperabilidade com a rede J-Phone.



O VGS e o FOMA adoptaram a norma 3G-324M para função de vídeo por telefone e embora os pormenores do padrão ainda não estejam completamente definidos, é necessário que as operadoras e fabricantes de terminais comecem a trabalhar na interconectividade entre os diferentes produtos.



Notícias Relacionadas:

2002-12-30 – Falta de terminais marca lançamento do serviço 3G da J-Phone

2002-12-20 – J-Pnone é a primeira operadora do grupo Vodafone a lançar um serviço 3G