Já existem mais de 50 mil produtos tecnológicos suportados por ligações wireless com certificação oficial da Wi-Fi Alliance. Numa época em que há cada vez mais aparelhos interligados, os smart devices, wearables, routers e diversos produtos IoT que incluem televisões, frigoríficos, aspiradores e colunas de som, começam a chegar ao mercado os primeiros equipamentos de sexta geração Wi-fi, ou melhor, Wi-fi 6.

O objetivo da certificação é distinguir os produtos entre as diversas marcas e categorias, de forma a que funcionem bem entre si, numa experiência wireless consistente. E longe vai o tempo em que as redes wireless estavam ligadas ao uso doméstico, pois a indústria automóvel, saúde e outros ambientes empresariais já dependem da tecnologia ligada via Wi-fi.

Ao apresentar os números de certificações, a entidade revelou ainda alguns dados relativos ao uso das redes wireless, citando uma investigação da Wakefield. Mais de metade dos inqueridos afirmaram ter mais de cinco aparelhos ligados na sua rede doméstica, numa média de quatro marcas diferentes ligadas em simultâneo. Estes utilizadores afirmam mudar com frequência o ponto de acesso na tentativa de melhorar a forma como os equipamentos trabalham juntos. E por isso, a Wi-Fi Alliance alerta os utilizadores para comprarem apenas produtos certificados para garantirem uma melhor experiência interligada.

Ainda relativamente ao estudo, mais de 80% dos inqueridos afirmou estarem atentos e à espera da nova certificação Wi-Fi 6 nos próximos produtos com suporte wireless que adquirirem. E que mais de 60% estavam mesmo disponíveis a pagar mais por essa certificação. Os equipamentos certificados beneficiam de maior segurança e de atualizações regulares, assim como o novo protocolo WPA3.

De recordar que o Wi-Fi 6 garante uma maior velocidade da rede, até 9,6 Gbps, cerca de mais 3,5 Gbps que a geração anterior. Mas é a consistência e estabilidade que serão destacados, já que permite ligar mais equipamentos à rede sem perder qualidade da ligação. Atualmente já pode utilizar a rede wireless de sexta geração, mas para tal terá de ter equipamentos compatíveis, desde os smartphones aos respetivos routers.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.