Lançados no Japão pela J-Phone no final de 2000, os primeiros telemóveis equipados com câmara fotográfica não só proporcionaram novas oportunidades aos cidadãos locais, como estão a mudar a indústria das telecomunicações



Até Março de 2003, o número de terminais móveis com câmara incorporada no Japão deverá quadriplicar, atingindo os 23 milhões, de acordo com o Yano Research Institute. Tal previsão indica que, nessa altura, um em cada três telemóveis em utilização terá capacidade para tirar fotografias.



A Sharp, pioneira no fabrico deste género de equipamentos, continua a ganhar vantagem face, por exemplo, a uma Nokia, que só agora começou a apresentar equipamentos do género na Europa (ver Notícias Relacionadas). No Japão, onde muitas vezes os consumidores preferem os telemóveis no lugar dos PCs para acederem à Internet, os fabricantes de dispositivos lideram em muitas das tecnologias, nomeadamente nos ecrãs a cores e na Internet sem fios.



O Yano prevê assim que a quota de mercado doméstico da Sharp no Japão aumente para os 13,8 por cento durante este ano fiscal face aos 9,3 por cento do ano passado, mesmo que as suas rivais lancem telemóveis próprios com tais características.



Contrariamente, a parte de mercado da actual líder NEC deverá diminuir dos 26,1 por cento para os 17,6 por cento. Já a Matsushita Communication Industrial - que pretende recuperar o lugar cimeiro perdido no ano passado para a NEC - poderá vir a registar apenas uma ligeira subida, aumentando a sua quota de mercado dos actuais 16,4 por cento para os 18,4 por cento.




A fabricante dos telemóveis Panasonic aguardava um grande aumento na sua quota de mercado após o recente lançamento do modelo 504i, mas os analistas afirmam que o boom na procura de terminais com câmara incorporada pode prejudicar a venda de qualquer telemóvel que não inclua tal característica.



De acordo com o noticiado pela Reuters, os modelos Sharp com câmara incorporada deverão chegar à Europa durante o próximo Outono, enquanto a Sanyo - outra das pioneiras - marcou para o final do ano o lançamento de um terminal móvel do género nos EUA.



As funções relacionadas com as fotografias também estão a revelar-se benéficas para as operadoras móveis japonesas, fazendo aumentar o tráfego de correio electrónico e a receita média por utilizador (ARPU), indica o Yano Research Institute.



Dos actuais 12 milhões de clientes da J-Phone, 5,4 milhões já possui telemóveis com câmaras incorporadas, com a operadora actualmente a vender apenas terminais deste género.



Mas as rivais da J-Phone começam igualmente a movimentar-se para a alcançar. Em Abril a operadora móvel número dois do Japão, a au, operada pela KDDI, começou a incluir câmaras em alguns dos seus modelos de terceira geração, que oferece velocidades de transmissão mais rápidas do que os serviços móveis convencionais.



Estes telemóveis já fizeram com que a operadora atraísse mais de um milhão de utilizadores de 3G no final de Junho, ultrapassando de longe a NTT DoCoMo, cujo serviço de terceira geração, muito mais rápido do que o da KDDI, mas com equipamentos mais caros e limitado às grandes áreas metropolitanas, reuniu menos de um terço daquele número.



Deparando-se com uma queda da sua quota de mercado, a DoCoMo - número um no Japão, com cerca de 60 por cento de todos os subscritores - começou a oferecer telemóveis com câmara incorporada para os seus serviços de segunda geração. Embora com algumas limitações, o serviço conseguiu fazer com que a operadora recuperasse o lugar cimeiro no crescimento mensal de subscritores em Junho.



Notícias Relacionadas:

2002-07-14 - NTT DoCoMo quer mais subscritores europeus do serviço i-mode

2002-07-11 - Nokia 7650 no mercado nacional a partir do mês de Julho

2002-06-27 - Telemóveis vão ser os dispositivos sem fios com acesso à Internet que irão crescer mais até 2006

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.