A Juniper Networks está a desenvolver um nova rede de Internet baseada em computação em grelha (Grid computing). Segundo a empresa, que pede a colaboração da indústria no desenvolvimento de standards que permitam desenvolver a rede, esta será uma rede de comunicações tão global como a Internet, embora com a segurança das redes privadas. A Juniper sugere que estas características de "infranet" a tornariam ideal para ser usada por um conjunto de empresas com a garantia de que os seus dados estariam protegidos e as transacções seriam seguras.



O projecto para esta rede de nova geração está ainda numa fase embrionária e foi apresentado aos potenciais parceiros ontem nos Estados Unidos, relata a Reuters. A Juniper aproveitou a ocasião para convidar fabricantes de equipamentos de rede e companhias de telecomunicações a trabalhar juntos no desenvolvimento da Infranet.


Segundo a empresa, uma rede com estas características permitiria aos fornecedores de serviços de telecomunicações saltarem do ambiente competitivo onde se movimentam, oferecendo serviços muitos semelhantes e com margens bastante reduzidas, dando-lhes a possibilidade de disponibilizar serviços premium que exijam maior capacidade de rede como serviços de vídeo, por exemplo.



Para sectores como a banca, a nova rede ofereceria a possibilidade de sustentar as suas comunicações, dispensando os investimentos nas suas próprias redes, garante a empresa. Permitir-lhes-ia funcionar num modelo semelhante ao usado com as comunicações telefónicas, com o aluguer dos serviços necessários, acrescenta.



A Juniper acredita que esta nova rede teria possibilidade de fornecer as condições de segurança exigidas pelos clientes, fornecedores de serviços e governos. A nova "infranet" não seria nem uma Internet pública, nem uma rede privada e cada ponto interconectado seria da responsabilidade de diferentes service providers, diz a empresa. Analistas consultados pela Reuters, consideram que este anúncio pode não passar de uma tentativa de aumentar quota de mercado da Juniper Networks.



Notícias Relacionadas:

2002-05-21 - Juniper Networks vai adquirir a Unisphere Networks

2002-02-13 - CERT avisa que protocolo para dispositivos de redes tem várias vulnerabilidades