Foi ontem anunciado um acordo entre a Juniper Networks e a Siemens para a venda da empresa de desenvolvimento de soluções baseadas em redes IP, a Unisphere Networks. O negócio deverá estar fechado no terceiro trimestre e vai alargar a oferta global da Juniper no mercado de redes IP, onde compete directamente com a Cisco, actual líder na venda destas soluções.



A oferta da Juniper pela Unisphere Networks tem um valor global de 740 milhões de dólares (mais de 804 milhões de euros), combinando 375 milhões de dólares (407,6 milhões de euros) em dinheiro e a entrega de 36,5 milhões de acções à Siemens, que ficará na posse de quase 10 por cento da Juniper Networks. A aquisição deverá estar concluída no terceiro trimestre de 2002 mas vai ser submetida a votação dos conselhos de Administração das duas empresas, assim como à aprovação pelas entidades reguladoras do mercado.



Os responsáveis pela Juniper Networks justificam a aquisição pela importância estratégica que as soluções IP estão a adquirir no mercado de telecomunicações. Segundo o comunicado de imprensa, está na altura de parar de esperar que o mercado recupere economicamente e de começar a construir uma nova indústria, baseada em infra-estrutura IP.



Assegurando que a Unisphere Networks é a escolha acertada no sentido de combinar a estratégia de produtos e oferta ao mercado, que é complementar e não concorrente, a administração da Juniper mostra-se confiante na oportunidade de conseguir uma melhor quota de mercado, tentando abalar a forte liderança da Cisco.



A Unisphere Networks foi formada em 1999 pela Siemens após a compra de três pequenas empresas de Massachusetts que desenvolviam produtos para fornecedores de serviços de telecomunicações. Actualmente a Unisphere Networks é um fornecedor de soluções de infra-estrutura IP que potenciam produtos de voz, dados e serviços de rich media, assim como capacidades de acesso em banda larga.


Para além da aquisição desta empresa, a Jupiter e a Siemens assinaram acordos de parceria para a área de negócios IP, combinando a gama de produtos da Juniper dirigida a fornecedores de serviço Internet com as soluções de voz e conteúdos multimédia da Unisphere Networks. O acordo contempla igualmente a utilização da rede de vendas da Siemens em 190 países para a comercialização destas soluções.

Notícias Relacionadas:

2002-05-06 - Siemens e Unisphere juntam negócios de voz


2002-04-26 - Siemens vende fábricas na área das Redes

2001-10-01 - Possível joint venture entre Siemens e Motorola