Perto de 30 mil sessões simultâneas, 3,5 Gps e o tráfego a crescer. Os números foram partilhados por Luis Alveirinho, CTO da Altice Portugal, que adiantou ao SAPO TEK que já foram batidos recordes de comunicações ao fim de pouco mais de um dia de conferência.

“Esta operação para nós começou a 3 ou 4 meses. Na última semana estivemos a montar toda a infraestrutura, com 160 pessoas envolvidas, e 30 pessoas a tempo inteiro na War Room a acompanhar as comunicações”, explica.

Os números de ligações, hotspots e cabos instalados já tinham sido partilhados ontem, indicando a Altice que a infraestrutura foi reforçada para suportar 20 mil dispositivos "pendurados" na rede Wireless, com quatro acessos em Fibra Ótica a 10 Gbps redundantes ao nível de traçados e de centrais e ainda a capacidade de suportar upload de vídeos em direto. Estão ainda envolvidos 44km de cabo de rede UTP e 3km de fibra ótica a cobrir os dois espaços.

"Estamos a observar uma coisa interessante: este ano temos mais utilizadores em simultâneo, mas o Web Summit já nos tinha avisado que este ano havia 70 mil participantes e no ano passado eram só 60 mil", explica Luis Alveirinho.

Para já foram batidos recordes de sessões simultâneas. "Já vamos próximo das 30 mil sessões simultâneas e 3,5 Gbps e o tráfego está mesmo a aumentar", refere o CTO da Altice Arena.

O Wi-Fi é a ligação preferencial e "já foram consumidos 12 a 14 terabytes de informação". A utilização móvel é significativamente mais reduzida, e "corresponde a cerca de 10% do tráfego", como refere o CTO da Altice.

O Web Summit visto pelo SAPO TEK

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos pelo Web Summit ou Night Summit?
Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit.