Com o mercado de smartphones a ganhar maturidade, o sistema operativo Linux começa a assumir-se como uma das principais plataformas móveis, conclui a ABI Research referindo que, no futuro, os operadores mundiais suportarão apenas o Windows Mobile, Symbian e o já referido sistema open-source.
Este ano será decisivo para o Linux móvel uma vez que não só várias empresas caracterizam o sistema como a tecnologia do futuro, como a Google pretende que este seja o software fulcral na plataforma Android.
Stuart Carlaw, da ABI Research, explica que "o Linux tem um efeito incrivelmente destabilizante no mercado. Será uma forma fácil para um novo competidor no mercado poder entrar sem ter de se associar a círculos de desenvolvimento da Symbian ou da Microsoft".
Quem trabalha em Linux diferencia-se através da introdução de novas aplicações destinadas a smartphones e telemóveis, o que acaba por dinamizar a oferta no mercado móvel, refere o analista.
Um dos exemplos conhecidos é o caso da OpenMoko que no ano passado começou a vender o primeiro smartphone Linux totalmente baseado em standards abertos. O Neo1973 foi desenvolvido em parceria com a First International Computer e fez-se valer de soluções de código aberto para todas as suas características, incluindo a interface de utilizador.
Mais recentemente, a NXP Semiconductors, uma empresa independente fundada pela Philips, e a Purple Labs anunciaram um equipamento Linux 3G que custa menos de 100 dólares e que combina videochamadas, reprodutor de música, navegação na Internet e vídeo streaming.
Notícias Relacionadas:
2007-07-11 - OpenMoko introduz novo telemóvel baseado em Linux no mercado
Em destaque
-
Multimédia
Ferrari revela interior do seu primeiro modelo elétrico. Design do Luce é criação de Jony Ive -
Site do dia
Atom Animation: a tabela periódica ganha vida em animações hipnotizantes -
App do dia
Salte de teia em teia e acompanhe as aventuras de uma pequena aranha com uma grande missão -
How to TEK
LinkedIn já começou a usar dados dos utilizadores para treinar IA. Veja como desativar
Comentários