Os dados são do Índice Digital Regional 2014 (IDR 2014), agora publicado, e atestam a acentuada vantagem da região de Lisboa face às restantes seis regiões em que a análise divide o país.

À semelhança do que se verificou nas duas edições anteriores do estudo, Lisboa continua com larga distância em relação à segunda região com melhor resultado, a região Centro. O pódio fica completo com o Algarve, no terceiro lugar.

A região Norte mantém a quarta posição, em quinto surge o Alentejo, seguido dos Açores e, em último, a Madeira.

"Este ano todas as regiões viram o seu desempenho aproximar-se da média nacional, em parte decorrente da descida do score da região de Lisboa, ainda que a distância desta região em relação às restantes se mantenha em níveis muito elevados”, refere Luís Miguel Ferreira, da Universidade do Minho, autor do estudo, em comunicado.

Os dados demonstram que todas as regiões acompanham a subida da média nacional, que se situa em 1,3%, à exceção de Lisboa - que baixou 1%.

A região Norte (13,6%), Madeira (13,1%), Açores (10,1%), Alentejo (6,3%), Algarve (3,4%) e Centro (2,5%) confirmam a tendência generalizada de subida no resultado final do IDR2013 para 2014.

Assim, as regiões que se apresentam abaixo da média nacional (todas exceto Lisboa), viram entre 2013 e 2014 o seu resultado no IDR aproximar-se da média nacional.