O mercado das aplicações móveis continua em alta e tem números que o confirmam. Ao longo de 2010 a Apple terá duplicado os conteúdos disponibilizados para o iPhone a partir da App Store, totalizando perto de 300 mil aplicações. Já a concorrente Google oferecia quase 130 mil propostas a partir do Android Market, valor seis vezes acima do registado um ano antes.



Os dados são fornecidos pela Distimo, que se apresenta como uma especialista em analítica para esta área de mercado, e que observou a evolução da oferta (por dispositivo de destino, em alguns casos) nas várias lojas existentes - Apple App Store para iPad e para iPhone, BlackBerry App World, Google Android Market, Nokia Ovi Store, Palm App Catalog, Windows Marketplace for Mobile (6.xx)e o Windows Phone 7 Marketplace -, ao longo de 2010.



A loja da Apple foi aquela que cresceu mais em termos absolutos, com as concorrentes a levarem a melhor em termos percentuais.



Além do Android Market, que nos últimos 12 meses aumentou o número de aplicações disponibilizadas em seis vezes, a tanto a BlackBerry App World como a Nokia Ovi Store quase triplicaram os seus conteúdos, oferecendo no final de 2010 cerca de 18 mil e 25 mil aplicações, respectivamente.



Circunscrevendo os dados ao mercado norte-americano, as 300 aplicações gratuitas mais descarregadas geraram, em média, mais de três milhões de downloads diários durante o último mês do ano, enquanto as pagas não passaram dos 350 mil. Contudo, os downloads pagos aumentaram quase 30 por cento face aos gratuitos, se compararmos os valores registados em Dezembro de 2010 face aos de Junho do mesmo ano.



A Distimo refere ainda que o preço médio das aplicações baixou. Esta redução é visível nos 100 conteúdos mais populares na App Store para iPhone, na BlackBerry App World, no Android Market e na Ovi Store.



E por falar nos conteúdos mais populares, o "título" Angry Birds lidera em todas as plataformas móveis, enquanto o Facebook vence na categoria "non-game".