A Lucent Technologies anunciou ontem que efectuou sem problemas a passagem de uma chamada de dados de uma rede local sem fios (WLAN) ou WiFi para uma rede UMTS de telefonia móvel de terceira geração. Este significa que os utilizadores de computadores portáteis vão poder navegar na Internet e fazer roaming entre os dois tipos de infra-estruturas de comunicações sem interromper a sessão.



Mediante a utilização de um equipamento de rede 3G UMTS da empresa e um notebook equipado com um telemóvel UMTS de testes, uma placa WLAN Proxim Orinoco 802.11 e o software cliente/servidor Roaming Gateway da ipUnplugged, os participantes no teste conseguiram iniciar uma sessão segura de Internet numa rede WLAN ou 3G UMTS e mantê-la enquanto se deslocavam de uma rede para outra.



O teste incorporou um padrão industrial estabelecido pela Internet Engineering Task Force (IETF) denominado Mobile IP, que permite a passagem de ligações entre as tecnologias 802.11 de redes locais sem fios e 3G, processos que são essenciais para manter o acesso permanente e móvel à Internet a alta velocidade. Esta técnica é concretizada mediante o recurso a uma arquitectura de redes móveis desenvolvida pelos Bell Labs, laboratórios da Lucent.



A funcionalidade testada pela companhia está vocacionada para o mercado empresarial, sobretudo para os empregados que necessitam de aceder a volumes substanciais de dados em condições de mobilidade. A Lucent demonstrou ainda capacidades de roaming entre redes sem fios 3G UMTS e CDMA2000.



A capacidade de roaming entre redes WLAN e 3G faz parte do catálogo de soluções sem fios de dados que a Lucent lançou recentemente e que irá permitir aos clientes empresariais acederem a aplicações essenciais, como email, bases de dados da firma e aplicações Web internas - atrás de firewalls empresariais e via redes sem fios 3G UMTS ou CDMA2000.


Notícias Relacionadas:

2001-10-10 - Lucent desenvolve software que permite roaming universal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.