A maioria dos operadores europeus acatou as decisões da Comissão Europeia relativamente ao roaming dentro da UE e disponibilizou aos seus clientes a transição para a Eurotarifa até 30 de Julho, com activação até 30 de Agosto. Como resultado de um estudo realizado pela CE são ainda apontados casos de excelência de empresas que colocaram os preços abaixo dos valores recomendados pelo executivo europeu, como a Vodafone que lançou ainda em 2005 o Vodafone Travel, ou que aplicaram a migração automática de todos os seus clientes que aderem para a Eurotarifa já em Julho, que é o caso da Optimus em Portugal.

O estudo comparativo da actuação dos operadores europeus foi ontem divulgado e aponta também casos negativos, como um operador no Chipre que só vai dar acesso à Eurotarifa a 30 de Agosto e a falta de resposta às questões da CE de um operador na Letónia e dois na Finlândia.

O executivo europeu estima que cerca de 50 por cento dos consumidores europeus já tenham acesso às tarifas reduzidas, considerando que este é um caso de sucesso de colaboração com os 95 operadores que actuam nos Estados-membros. Os casos de não cumprimento das regras serão agora analisados pelos reguladores e em Outubro será divulgada uma nova avaliação da aplicação da Eurotarifa.

A maioria dos operadores europeus adoptou os preços definidos pela CE de 49 cêntimos para as chamadas realizadas e 24 cêntimos para as chamadas recebidas (os dois valores são sem IVA). Porém alguns operadores oferecem valores mais baixos, sendo o mais reduzido de 31,5 cêntimos para chamadas realizadas e de 12,6 cêntimos para as recebidas, definido pela 3 no Reino Unido.

Em relação às datas definidas para a transição para a Eurotarifa – que determinava a obrigatoriedade de oferta até 30 de Julho com aplicação até 30 de Agosto para quem aderisse voluntariamente e a migração automática de todos os clientes até 30 de Setembro – a maioria dos operadores cumpriu as normas, mas alguns foram ainda mais rápidos, aplicando já a nova tarifa a todos os clientes em Julho, como é o caso da Optimus.

Notícias Relacionadas:
2007-08-03 - Portugueses com adesão reduzida às novas tarifas de roaming
2007-07-11 - Operadores móveis nacionais baixam tarifas de roaming respondendo à legislação
2007-06-30 - Novas regras para o roaming na UE entram em vigor