Para conhecer melhor os costumes dos portugueses no que diz respeito à utilização dos telemóveis na semana festiva que inclui o Natal e a passagem de ano, a MultiDados realizou uma sondagem a perto de 2,35 inquiridos com idades compreendidas entre os 14 e os 65 anos, com acesso à Internet.




A maioria dos inquiridos afirmou que durante esta época, o envio dos votos de boas festas é feito principalmente através de SMS - 56,1 por cento. Mesmo assim, 16,7 por cento dos entrevistados preferem utilizar o telefone ou o telemóvel para o fazer, 12,2 por cento recorrem ao email e 1,4 por cento opta pelos tradicionais postais em papel. Os MMS são ainda pouco utilizadas dentro da amostra em estudo, apenas 0,5 por cento das pessoas afirmaram recorrer a este método.




Os resultados obtidos pela MultiDados revelam que na altura das festas de fim de ano, cerca de 46 por cento dos inquiridos enviam 31 ou mais SMS de Boas Festas e que 24,6 por cento enviam entre um e seis MMS. Estes números, segundo a empresa de estudos de mercado, representam uma ligeira diminuição face à taxa média mensal.




Quando comparados os hábitos de utilização entre clientes dos diferentes operadores, constatou-se que, dos 44,3 por cento de inquiridos da TMN, 9,5 por cento afirmou enviar entre um e seis MMS de boas festas. A mesma resposta foi dada por 6,8 por cento do total de inquiridos da Vodafone (32,1 por cento) e por 5 dos 10,9 por cento da Optimus.




Quanto ao envio de mensagens escritas, os números mostram que 5,9 por cento dos clientes Vodafone enviam entre 11 a 20 SMS durante esta época, 5,9 por cento dos utilizadores Optimus enviam 31 ou mais SMS e 3,6 por cento da TMN enviam entre uma e seis mensagens escritas ao longo da época. O envio de mais de 30 SMS faz parte dos hábitos de 16,3 por cento dos clientes Vodafone e de 20,4 da TMN.




De uma forma global, dos 56,1 por cento de portugueses inquiridos, que enviam SMS durante esta época do ano, pouco menos de metade são clientes TMN (25,3 por cento), seguidos dos clientes Vodafone (17,2 por cento) e, por fim, da operadora da Sonaecom (6,3 por cento).




Os números mostram que são os utilizadores Vodafone os que mais optam por desejar as boas festas pessoalmente - 5,4 por cento, contra 4,1 por cento da TMN e 1,4 por cento da Optimus. Por outro lado, os votos por email são preferidos na sua maioria pelos clientes da operadora tutelada pela Portugal Telecom que perfazem 6,3 por cento das respostas afirmativas face a 4,1 por cento da Vodafone e 0,5 por cento da Optimus.




Do total de indivíduos inquiridos, perto de 73 por cento afirmaram que não efectuam qualquer tipo de download de toques ou imagens, alusivos ao Natal, a partir do seu telemóvel.




Resta apenas salientar que resultado das entrevistas mostrou que pouco mais de metade (53,4 por cento) dos inquiridos possuem um telemóvel, enquanto 39,4 por cento afirmou ter dois dispositivos.

Notícias Relacionadas:

2006-12-26 - SMS e MMS voltam a ser meios privilegiados para desejar Boas Festas