O número dos programas maliciosos destinados aos equipamentos móveis deverá atingir os 726 no final de 2006, um valor bastante superior aos 226 que está previsto para o final deste ano, de acordo com os dados divulgados recentemente pela McAfee. A empresa de segurança aponta como razão para este crescimento a inexistência de programas anti-vírus na maioria dos equipamentos.

Os programas maliciosos não serão os únicos a atingir os telemóveis, afirma Craig Schmugar, director de pesquisa de vírus da McAfee Aver Labs, que considera que os ataques de phishing e os programas potencialmente indesejados (PUPs), nomeadamente o adware e o spyware, irão também aumentar.

A McAfee conclui que os PUPs criados para fins comerciais irão aumentar de 40 para 50 por cento no próximo ano. Em 2005, o número de PUPs cresceu 40 por cento, comparado com o valor do ano anterior.

A falta de interesse por parte dos utilizadores em instalarem software anti-vírus nos equipamentos móveis é a razão apontada por Schmugar para justificar este aumento. A maioria dos utilizadores considera que os ataques aos telemóveis são menos prováveis do que a infiltração de vírus nos computadores.

A McAee adverte ainda que um vírus como o "I Love You", que infectou dez milhões de computadores em poucas horas no ano 2000, poderia infiltrar-se tão ou mais rapidamente nos smartphones. Segundo a empresa, um vírus que se destine a vários sistemas operativos móveis poderá infectar 200 milhões de terminais ligados em simultâneo.

Os ataques de phishing tornaram-se entretanto mais frequentes este ano e esta tendência deverá aumentar em 2006. As alterações na legislação, juntamente com a definição interna de regras entre a indústria publicitária, poderão contribuir para o crescimento moderado do volume de códigos maliciosos, diz a McAfee.

Notícias Relacionadas:
2005-10-11 - Primeiro vírus para plataformas portáteis de jogos foi identificado

2005-03-08 - Novo troiano ameaça telemóveis Symbian propagando-se por MMS

2005-04-04 - Número de vírus destinado a aplicações de IM e telemóveis continua a crescer

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.