A Media Capital apresentou hoje o seu novo serviço de Voz sobre IP, o IOL Talki, que sustenta no seu portal Internet IOL. O produto é desenhado para ser usado sobre uma ligação de banda larga mas de forma independente do fornecedor de acesso, funcionando em qualquer rede ADSL ou Cabo, indica a empresa.



Manuel Castelo Branco, director da Media Capital Telecom, salientou que este serviço inova no mercado por permitir chamadas para todas as redes com reduções significativas de tarifários em relação aos operadores fixos e móveis tradicionais.



Para utilizar o serviço os utilizadores terão de descarregar o software e ter um microfone e auscultador, abrindo depois uma conta e carregando-a para poder fazer chamadas para outras redes de telecomunicações. A Media Capital desenhou três pacotes, o Talki Flexivel, Talki Ibérico e Talki Internacional, adaptados às diferentes necessidades dos utilizadores.



De acordo com dados da empresa, quando comparadas com as chamadas de outras redes tradicionais as comunicações de voz, dentro do país as poupanças nos custos são de cerca de 60 por cento, enquanto nas ligações para Espanha chegam aos 98 por cento e para os Estados Unidos se elevam a 94 por cento. Manuel Castelo Branco deu como exemplo uma chamada de 10 minutos para Nova Iorque que pode custar apenas 1 cêntimo através do IOL Talki.



A limitação do serviço reside actualmente na recepção de chamadas, que é ainda impossível. Por falta de aprovação da Anacom, não foi possível atribuir um número de telefone aos utilizadores, que assim ficam impossibilitados de receber chamadas neste serviço. Está também planeada a adição de funcionalidades de messaging, que ainda não estão a funcionar.



Manuel Castelo Branco revelou ainda em conferência de imprensa que espera atingir os 20 mil clientes para o IOL Talki até final do ano. O director da Media Capital Telecomunicações diz que a empresa quer atribuir um número de telefone pessoal a cada utilizador, tal como acontece na rede fixa.



Recorde-se que na semana passada a PT anunciou um serviço de VoIP baseado no SAPO Messenger mas que permite apenas ligações de voz e vídeo entre dois computadores com o software instalado.

Notícias Relacionadas:

2005-07-07 - PT sustenta primeiro serviço de VoIP no SAPO Messenger

2005-06-09 - Adesão das grandes empresas a VoIP será massiva até 2010