Além de um crescimento de tráfego de voz, as operadoras de redes móveis portuguesas mostraram que as mensagens curtas entre telemóveis - SMS (Short Message Service) tiveram mais uma vez um grande número de utilizadores no período de festas de Natal. No conjunto das três operadoras de rede GSM foram processadas 69 milhões de mensagens, um número que quase duplicou o do ano de 2000.




De acordo com os dados fornecidos pelas empresas, a TMN processou na sua rede quarenta e três por cento das 69 milhões de mensagens. Ao todo foram "cerca de 30 milhões de SMS" enviados e recebidos nestes dias de festa, com o Natal a registar 17,5 milhões e o Ano Novo 12 milhões. Os valores cresceram significativamente em relação aos obtidos no ano 2000, quando no Natal a TMN processou 10 milhões de mensagens e no Ano novo 9 milhões.



Por sua vez a Vodafone Telecel acusou a recepção e envio de 25 milhões de mensagens, com 13 milhões a serem processadas nos dias 31 e 1 de Janeiro e um valor próximo a ser registado entre 24 e 25 de Dezembro. A empresa salientou ainda em comunicado que o tráfego de SMS se concentrou na véspera de fim de ano entre as 19 e as 24 horas.




Os números adiantados pela direcção de relações públicas da Optimus são referentes apenas às mensagens enviadas pelos seus clientes e não contabiliza as recebidas já que à hora de fecho desta notícia não estavam ainda disponíveis. Ainda assim, a Optimus contabilizou em 14 milhões o número de SMS emitidos pelos seus clientes neste período. Sete milhões de mensagens escritas foram enviadas no período da passagem de ano e um número equivalente no Natal.




Só no dia 24 de Dezembro a Optimus acusa uma duplicação no número de mensagens escritas em relação ao Natal de 2000, sendo que do total de 7 milhões de mensagens enviadas no Natal 4,5 milhões foram escritas nesse dia.




Ainda hoje foram divulgados pelo Instituto das Comunicações de Portugal os números de clientes de serviços móveis GSM relativos ao final do terceiro trimestre de 2001. De acordo com o ICP, foram inscritos 1,8 milhões de novos utilizadores nas redes móveis desde o período homólogo do ano 2000, contabilizando-se actualmente 74 clientes por 100 habitantes nacionais.





Relativamente à grande adesão ao SMS que se verificou nos clientes das redes móveis, a Associação de empresa GSM estima que no final de 2001 a média mensal de mensagens curtas enviadas e recebidas ultrapasse os 30 mil milhões, já que no mês de Setembro chegou aos 26 mil milhões.



Notícias Relacionadas:

2002-01-03 - Portugal continua acima da média europeia e ultrapassa os 7,6 milhões de clientes nos serviços móveis

2001-06-04 - Mensagens de texto em SMS ultrapassam 16 mil milhões mensais