Foi apresentado no Web Summit o programa 5G API SPRINT da MEO Empresas para a procura de talento e inovação das empresas e startups para a criação de aplicações diferenciadoras. Os programadores são desafiados a criar protótipos ou a redesenhar aplicações tendo como base as APIs standard da rede MEO.
A iniciativa pretende promover a transformação digital das empresas e sociedade, tirando partido das redes 5G num mundo cada vez mais interconectado. Através das aplicações criadas a partir das APIs podem ser criadas soluções ágeis e eficientes, acelerando a criação de serviços em áreas como a segurança, robótica e saúde.
A criação de serviços, que podem estar integrados nas redes móveis, pode dar flexibilidade de resposta à necessidade crescente de soluções adaptáveis e escaláveis a nível global. A criação de ecossistemas digitais pode fomentar a interação entre tecnologias e outros sectores. Destaque ainda para a agilidade e eficiência na integração de APIs standard de rede, sem haver necessidade de conhecimentos técnicos de telecomunicações.
A MEO Empresas oferece aos participantes a possibilidade de aceder antecipadamente às APIs standard de rede CAMARA, expondo diversas funcionalidades da sua rede móvel. Estas são compatíveis com as apps e serviços integradas globalmente na infraestrutura de qualquer operadora que faça parte da GSMA Open Gateway Initiative.
A empresa assinou um Memorando de Entendimento com a GSM Open Gateway para a criação de um ecossistema de APIs de redes seguras e interoperáveis, que são compatíveis com os operadores internacionais que integram o programa, abrangendo áreas como a Internet of Things (IoT), saúde digital e serviços financeiros.
Jose Pedro Nascimento, CTO da MEO Empresas destacou a parceria com a Web Summit, desde o inicio, oferecendo toda a infraestrutura de telecomunicações do evento. Destaca que existe potencial das APIs para suportar as empresas a criar novas aplicações na sua rede. A escolha de APIs de redes permite acelerar a criação de novos e melhores serviços. Além de melhorar a experiência de utilização, porque a informação utilizada nesta rede segura pode ajudar os developers a criar melhores experiências.
Existem APIs que oferecem muitos serviços de localização, que são muito procurados. O memorando com a GSMA permite dar palco às aplicações que forem introduzidas neste ecossistema. Estas APIs trabalham da mesma forma em qualquer lado e em qualquer operadora que faça parte deste acordo. É muito importante para a empresa abraçar o potencial dos developers para criar novas experiências para o seu ambiente seguro.
José Palma, líder da Telco Digital Transformation Engineering da MEO, salienta a tecnologia e iniciativa criada na Altice Labs. O acesso exclusivo à sua plataforma móvel, permite aos developers criar projetos ao mesmo nível da operadora e com abertura para a entrada no mercado global. O programa incentiva a criar inovação e mostrá-la ao mundo. O objetivo não é ter APIs, mas sim uma ligação global de aplicações conectadas. As APIs são plataformas simples, incluindo SIM Swap, localização do equipamento, Quality on demand e identificação do equipamento.
A iniciativa tem início desde hoje, dia 14 de novembro até ao dia 11 de dezembro. O programa está limitado a 30 aplicações que garantam o desenvolvimento até ao dia 14 de fevereiro de 2025. Os 10 finalistas vão ter acesso à plataforma da MEO por um ano. Os três finalistas que criem soluções que resolvam problemas recebem 5.000 euros em dinheiro cada e ainda um passe para o Web Summit 2025 para mostrar as suas soluções.
O objetivo da empresa, que acredita no potencial das APIs e considera que não estão totalmente exploradas, é deixar as empresas e startups experimentarem e testarem o seu potencial. Existe muita informação rica na rede, "que nunca dorme", que as empresas podem usar através das APIs standard oferecidas pela MEO Empresas. Ao aceder ao ambiente da MEO, o processo para os developers é simplificado.
Questionado pelo SAPO TEK sobre possíveis casos de utilização, José Palma diz que empresa está a oferecer um set de APIs simples para aceder à sua rede complexa. A criatividade das startups é chave para o que a empresa procura. Existem muitas ideias que podem ser construídas a partir das APIs. Os serviços de finanças, onde existem fraudes podem ser resolvidas com apps mais seguras, num exemplo dado. Restringir uma app bancária a uma localização única, por exemplo. Aumentar a qualidade on demand, nos hot spots específicos no tempo próprio a possibilidade de abrir latência para o upload de vídeos, noutro exemplo. Todas as apps estão limitadas à banca e segurança, mas a MEO Empresas pretende explorar outras como a publicidade, saúde e muitas outras áreas, porque tem os dados na rede para serem tratados e explorados por potenciais aplicações.
Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação. Última atualização 10h38.
Veja na galeria imagens do Web Summit 2024:
O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e pode seguir todas as notícias no dossier especial Web Summit 2024 e partilhar também as suas impressões ou novidades com a redação através do email geral@tek.sapo.pt. O SAPO é media partner e pode ver também aqui as transmissões do palco principal, em streaming.
Acompanhe a transmissão do Web Summit em direto:
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários