As vendas mundiais de telefones móveis caíram 10,8 por cento no segundo trimestre deste ano em comparação com igual período de 2008, segundo a IDC.

Entre Abril e Junho deste ano foram vendidos 269,6 milhões de terminais, que comparam com os 302,2 milhões comercializados em período homólogo.

No primeiro trimestre de 2009, a queda registada foi pior, ultrapassando os 17 por cento, numa comparação anual.

A IDC acredita por isso que o sector mostra alguma recuperação, com as vendas a aumentarem 17,2 por cento em termos trimestrais.

"Os desafios dos últimos nove meses - liquidação agressiva de stocks, taxa de câmbio, incerteza da procura - continuaram a afectar o mercado de telemóveis no segundo trimestre, mas não se fazem sentir tanto como anteriormente", assegura a consultora.

Para 2009, a IDC está a prever uma queda de 13 por cento, acrescentando que os pequenos sinais de melhoria giram em torno dos chamados smartphones.

Segundo a consultora, todas as grandes fabricantes - Nokia, Samsung, Research In Motion, e Apple - bateram as suas expectativas de venda de smartphones no trimestre. "Esta procura por telemóveis topo-de-gama criou uma guerra de preços entre as operadoras e fabricantes. A redução de preço do iPhone 3G reflecte uma tendência que deverá prolongar-se durante os próximos trimestres", acrescenta num comunicado.

Nas contas da IDC, a Nokia continua a liderar a lista dos maiores fabricantes do mundo, com 103,2 milhões de aparelhos vendidos, numa queda anual de 15,4 por cento.

A Samsung Electronics ocupa o segundo lugar, tendo comercializado 52,3 milhões de terminais, representativos de um decréscimo de 14,2 por cento em termos homólogos.

Na terceira posiçao surge a LG, que vendeu 29,8 milhões de telemóveis, menos seis por cento que no ano anterior.