As vendas de telemóveis em todo mundo aumentaram 18,3 por cento no segundo trimestre deste ano, comparativamente ao período homólogo de 2005 com 229 milhões de dispositivos vendidos. Face ao primeiro trimestre o total de vendas contabilizadas entre Abril e Junho de 2006 representa um decréscimo de 23,8 por cento, diz o relatório trimestral do Gartner Group.



No total, a consultora espera que sejam comercializados 960 milhões de telemóveis em todo o mundo, durante este ano, com a estimativa de que no próximo trimestre as vendas ascendam às 238 milhões de unidades.



A Nokia e a Motorola continuam a consolidar as suas posições de liderança, uma vez que o número de telefones móveis que as duas empresas venderam durante o segundo trimestre - 77 e 50,17 milhões respectivamente - perfazem mais de metade do total de unidades vendidas em todo o mundo durante o período em questão.



Ambas as empresas aumentaram a suas quotas de mercado, com a Nokia a manter a primeira posição no ranking, com uma quota de mercado de 33,6 por cento, mais dois por cento que no mesmo período do ano passado. Por outro lado, a Motorola registou o maior crescimento deste trimestre, fixando a sua quota de mercado nos 21,9 por cento, o que representa um aumento de 4,2 face ao segundo trimestre de 2005.



Na distribuição geográfica a Gartner refere na Europa de Leste, em África e no Médio Oriente que se registou um maior aumento no número de vendas, já que a quota de mercado destas regiões se fixou nos 42,5 por cento, mais 20 por cento que no período homólogo de 2006.

Notícias Relacionadas:
2006-01-27 - Venda de Telemóveis em 2005 ultrapasas os 825 milhões de terminais

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.