Em 2017 mais de metade dos smartphones disponíveis vão ter um preço de 150 dólares ou menos, o equivalente a 115 euros. Segundo um estudo da empresa Informa, a tendência do mercado nos próximos anos será marcada pela procura de telemóveis mais acessíveis no preço, e os topo de gama vão perder alguma margem.

A investigação estima que dentro de cinco anos 52% dos smartphones vão ter um preço inferior a 150 dólares, quando atualmente o preço médio dos telemóveis com 24 meses de fidelização junto dos operadores se situa entre os 200 e os 250 dólares nos EUA. Em 2011 e no mercado norte-americano, 83% dos smartphones vendidos custaram mais de 250 dólares.

"Conforme o mercado se desenvolve, as cadeias de abastecimento vão dividir-se em dois campos - os inovadores que vão continuar a introduzir novas ferramentas e componentes de alta performance no mercado, e os seguidores que vão introduzir estas inovações de forma massificada nos anos seguintes", explicou ao CNET um analista da Informa, Malik Saadi.

O analista acredita ainda que algumas marcas vão sentir dificuldades com esta nova tendência de mercado, pois nos últimos anos adotaram uma estratégia em que preferiram produzir menos dispositivos mas com maior qualidade - e que consequentemente são mais caros. A Motorola, depois da compra da Google, é um destes casos.

Os custos associados aos contratos pós-pagos com o tempo também vão levar os utilizadores a preferirem tarifários pré-pagos, ainda que o preço dos smartphones possa ser ligeiramente mais elevado.

A linha de telemóveis Asha da Nokia é um exemplo de como existe espaço no mercado para telemóveis com características "smart" e com preços baixos. No último trimestre foram vendidos mais de 6 milhões destes dispositivos. Os países em vias de desenvolvimento e as economias emergentes vão ser os principais responsáveis pela maior adoção dos smartphones e pela nova tendência de smartphones low-cost.

Atualmente o mercado é dominado por duas marcas distintas: a Apple que aposta exclusivamente em smartphones de gama alta e a Samsung que aposta em todo o tipo de telemóveis, ainda que sejam os de gama alta, como o Galaxy S III, que são sucessos de venda.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.