A Microsoft está, ao que tudo indica, a preparar um serviço próprio que permitirá aos utilizadores ter Internet móvel sem a necessidade de estarem vinculados a um operador de telecomunicações. São vários os sinais que apontam neste sentido, como relata o The Verge e outros meios de comunicação.

Em primeiro lugar está a descoberta de uma aplicação na loja do Windows que dá pelo nome de Cellular Data. Esta app permite que o utilizador contrate serviços de Internet móvel à sua medida.

Para isso será necessário ter um equipamento Windows 10 e um cartão Microsoft SIM - que apesar de não ter sido anunciado oficialmente, a referência na loja do Windows parece indicar que será um produto anunciado em breve pela tecnológica norte-americana.

[caption][/caption]

Apesar de a Microsoft não ser um operador de telecomunicações, terá feito um acordo com a empresa Transatel, que garante serviços de operador virtual (MVNO) em alguns mercados como Reino Unido, França e Holanda. Na loja do Windows é dito que serão disponibilizados serviços de roaming, mas que num primeiro momento o objetivo é facilitar a ligação à Internet móvel no mercado doméstico do utilizador.

A contratação de um plano de dados seria feita com recurso à conta Microsoft, a mesma que funciona em serviços como o Skype ou o Outlook.

Ainda não é certo em que mercados o serviço pode vir a ser lançado.