MMS chega à rede fixa da Portugal Telecom
Depois do SMS, a PT Comunicações anuncia agora a chegada das mensagens multimédia à sua rede, suportadas num terminal sem fios, com câmara, da marca Siemens. As expectativas para o novo serviço são, nas palavras da operadora "bastante optimistas".

A PT Comunicações tem a partir de hoje disponível nas suas lojas o Siemens Gigaset SL740, um telefone sem fios com câmara integrada que introduz na rede fixa daquela operadora o serviço MMS, ou Multimedia Message Service, para o envio de mensagens com imagens.



O serviço vai permitir a troca de MMS entre telefones da rede fixa da PT, para endereços de email e de e para telemóveis. Num primeiro momento, a TMN será o único operador móvel incluído, mas as parcerias de interligação com as operadoras concorrentes deverão estar estabelecidos até ao Natal. "O acordo com a Vodafone estará concluído até ao final deste mês. Com a Optimus o processo vai um pouco mais atrasado, mas penso que se poderá resolver a tempo do Natal, o mais tardar em Janeiro", adiantou António Geirinhas, responsável pela área de novos produtos da PT Comunicações.



O MMS "fixo" dirige-se a todos os clientes da PT Comunicações, que poderão receber as mensagens que lhes são enviadas nos terminais da Siemens ou aceder às mesmas ligando-se ao portal mms.sapo.pt quando os seus telefones não forem compatíveis com o novo serviço. Neste último caso, os clientes da rede fixa serão avisados da recepção da mensagem multimédia através de SMS.



O Siemens SL740 tem um PVP de 139 euros, traduzível num crédito de chamadas para a rede fixa ou móvel da PT de igual valor. Com a aquisição do telefone compreende igualmente a oferta de 125 SMS e o envio gratuito de MMS, dentro da rede fixa, até ao final do próximo mês de Janeiro.



Segundo António Geirinhas, o preço das mensagens multimédia na rede da PT Comunicações será no geral 25 por cento mais barato do que o praticado nas redes móveis. Desde já, o envio de MMS para a rede da TMN terá um custo de 0,37 euros, quando para endereços de email custará 0,29 euros. Igual valor será praticado para a troca de mensagens dentro da rede fixa da PT, quando o período promocional terminar.



O responsável mostrou-se optimista com a disponibilidade das funcionalidades MMS na rede fixa, uma oferta onde se mostra "a aposta do Grupo PT nos serviços independentemente da plataforma", salientou num comentário também endereçado à concorrência, nomeadamente face à apresentação do Optimus Home pela SonaeCom (ver Notícias Relacionadas). "Cada operador tem a sua estratégia", acrescentou. "Nós, neste momento, preferimos apostar nos flats fees e nos pacotes de voz".



António Geirinhas acredita que o novo serviço possa igualar o desempenho conseguido pelo SMS na rede fixa, neste momento com uma média mensal de mensagens enviadas de 300 mil, para um número de clientes que em Outubro deste ano totalizava 160 mil. O número de telefones com capacidades SMS para a rede fixa está actualmente nos 528 mil.



Para a primeira fase de exploração do novo serviço MMS, que decorre até ao final de Janeiro, foram encomendados 20 mil telefones Siemens, segundo adiantou o responsável.



Notícias Relacionadas:

2004-11-15 - Optimus Home oferece telefonia fixa para o mercado residencial sem assinatura mensal

2003-04-12 - PT Comunicações oferece recepção e envio de mensagens SMS no telefone fixo