Começa hoje a terceira edição do Mobile World Congress em Barcelona. O evento, organizado pela GSM Association, conta com a participação de 1,2 mil empresas e operadores de 191 países que vão aproveitar os próximos dias para apresentar as mais recentes novidades para o ramo das tecnologias móveis.



Até 14 de Fevereiro, dia em que acaba o congresso, deverão visitar o espaço cerca de 50 mil profissionais da área. No local poderão assistir a várias a palestras ou visitar expositores onde todas as tecnologias são demonstradas, desde as mais tradicionais às que ainda estão em fase de investigação, passando ainda pelas que já estão prontas a lançar no mercado.



Este ano, os fabricantes de redes competem na oferta de soluções sem fios WiMax, uma tecnologia Wi-Fi para coberturas de grande distância que começa a ganhar expressão em várias regiões através de pilotos assegurados pelos grandes fabricantes com interesses na tecnologia.



Este ano começa também a ser ensaiada a LTE, uma tecnologia de quarta geração que os operadores e fabricantes consideram essencial para o desenvolvimento do mercado de dados móveis. Outros pontos abordados no congresso serão as fem-to-cell, os já habituais telemóveis, desta vez apelando às capacidades Web 2.0 e Mobile TV, e computadores que privilegiam a mobilidade. O grande ausente será o iPhone, isto porque a Apple não irá levar consigo o equipamento, mesmo com as fabricantes concorrentes a apresentarem os modelos rivais.



O Android, a proposta da Google para o segmento de telefonia móvel, será um dos produtos expostos no congresso, ainda que de forma discreta. A Nokia aposta nos serviços de localização, já que promete apresentar quatro modelos móveis com GPS integrado.



Por sua vez, a Motorola será alvo de atenções pelos rumores que dão como certa a venda da sua divisão móvel. A Microsoft também marca presença fazendo-se acompanhar pela Sony Ericsson. Isto porque ambas as empresas têm marcada para hoje a revelação do acordo que selaram para a concepção do primeiro telemóvel Sony Ericsson com Windows Mobile integrado, o Xperia X1, que estará disponível no mercado no próximo semestre.



Portugal em Barcelona



No Mobile World Congress estarão também presentes várias empresas nacionais, mais concretamente 10 tecnológicas - Aveidigital, Inova-Ria, Mobicomp, Ndrive, Nviasms, PH Informática, Portugal Telecom Inovação, To-Be, We-Do Consulting e Wit Software -que apresentarão as suas inovações ao longo dos quatro dias. O número é o que consta da listagem a que é possível ter acesso no site da associação, onde não são contabilizadas as presenças indirectas. Empresas que se fazem representar na feira mas não em stand próprio.



Entre os produtos nacionais a serem apresentados destaca-se a versão 4.0 do MobileKeeper da Mobicomp, a solução de comunicações unificadas da Wit Software e as soluções tecnológicas integradas nos domínios do IMS, redes inteligentes, infra-estruturas de rede, serviços móveis e suporte às operações e ao negócio apresentadas pela PT.



Notícias Relacionadas:

2008-02-11 - Wit Software leva produtos de comunicações integradas ao GSMA Mobile World Congress

2008-02-08 - ARM prepara plataforma para sistema operativo móvel da Google

2007-02-10 - Portugueses no 3GSM World - Uma empresa por dia