Os primeiros resultados finais do projecto monIT revelam que as radiações electromagnéticas emitidas pelas antenas de telecomunicações móveis em Lisboa estão abaixo dos valores de referência definidos, confirmando informação preliminar avançada em Março.



Os resultados referem-se às medições efectuadas durante três meses em 14 escolas do ensino básico do concelho, no âmbito de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Lisboa.



As conclusões mostram que o valor médio das medições está, no mínimo, 100 vezes abaixo do valor mais restritivo de referência. No caso dos valores máximos, estes estão 10 vezes abaixo do limite mais restritivo.



As medições ainda não estão terminadas, faltando apurar os resultados para quatro escolas, mas os resultados já mostram, que em geral, a intensidade das radiações é bastante baixa.



O projecto monIT é uma iniciativa do Instituto de Telecomunicações cuja finalidade é medir a radiação das estações-base (antenas) de telecomunicações móveis.



Desde 2002, ano em que o mesmo teve início, foram medidos 151 locais de forma contínua e 513 através de medições pontuais.



Todos os resultados das mediações efectuadas pelo monIT são públicos e podem ser consultados no site do projecto.