A Motorola apresentou ontem um telemóvel que baptiza como o primeiro telemóvel do mercado a juntar dois atributos: ecrã táctil e tampa. O equipamento é um exclusivo para a americana Verizon Wireless vendido a pouco mais de 100 euros com um contrato de fidelização de dois anos e é um esforço de ambas as empresas para reagir ao sucesso do iPhone.

O Krave ZN4 não é a primeira aventura da Motorola no segmento dos telefones de ecrã táctil, já que a empresa comercializou durante anos um modelo com essas características no mercado chinês, designado Ming. Nos Estados Unidos a aposta tem no entanto passado pelos telefones com teclado físico.

As primeiras opiniões sobre o equipamento apontam-no como um bom dispositivo de televisão portátil, mas criticam a falta de aplicações interessantes.

À semelhança dos restantes equipamentos que têm inundado o mercado nesta nova gama de produtos, as funcionalidades multimédia são aspecto central.

A televisão móvel é uma dessas características, bem como as capacidades vídeo, a compatibilidade com o serviço de música Rhapsody e serviços específicos do operador para a visualização e download de conteúdos multimédia.

Recorde-se que nos Estados Unidos o iPhone é vendido em exclusivo pela principal concorrente da Verizon Wireless, a AT&T.

[caption]Motorola Krave[/caption]