A Motorola deu hoje a conhecer o seu primeiro telefone móvel com tecnologia Java, de ecrã a cores, para redes iDEN (tecnologia própria da Motorola, baseada em TDMA). O Motorola i95cl foi apresentado durante a JavaOne Developer Conference que decorre em São Francisco, Estados Unidos, até ao próximo dia 29 de Março.



O novo telefone incorpora a plataforma Java 2 Micro Edition
(J2ME) e um ecrã a cores de 120 x 160 que poderá mostrar 256 cores para aplicações como jogos e streaming video. Apresenta ainda, segundo a fabricante, capacidades alargadas de memória, introdução de texto T9 e o Application Programming Interface (API) de gráficos avançados Lightweight Windowing Toolkit (LWT) para a J2ME.



Entre as aplicações Java de origem incluem-se três jogos, assim como uma calculadora, bloco de notas e várias imagens para fundo de ecrã. O i95cl também permite que os seus utilizadores personalizem o terminal fazendo o download de aplicações adicionais e de toques de chamada MIDI.



O Motorola i95cl mede 32 x 50 x 90 mm, tem um ecrã de 29 x 38 mm e pesa 165 gramas com a bateria de origem,devendo chegar ao mercado norte-americano no próximo Verão.



Demonstrando a aposta nas soluções baseadas na J2ME, a unidade de produtos semicondutores da Motorola anunciou igualmente o lançamento de produtos concebidos para permitir que os fabricantes desenvolvam aplicações para dispositivos de comunicação móvel mais rapidamente. A empresa anunciou o apoio à norma de comunicação sem fios Bluetooth, assim como o suporte da tecnologia Jazelle da ARM para acelerar a adopção da plataforma de software J2ME, conhecida como MERI - Motorola Embedded Reference Implementation for J2ME
Technology.



Notícias Relacionadas

2002-02-19 - Motorola oferece novo pacote de serviços móveis para operadoras

2002-02-14 - Motorola renova portfolio de produtos para 2002

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.