A Motorola anunciou que está a desenvolver um novo terminal para o mercado empresarial que garante a interoperabilidade entre rede wireless e celular, permitindo ao utilizador escolher o suporte mais adequado consoante a sua localização dentro ou fora do escritório, mantendo o acesso a todas as aplicações e poupando custos significativos.



O CN620 WI-FI deverá estar disponível no final deste ano ou início de 2005 e será um dos primeiros equipamentos de uma nova classe de terminais que alterará a relação cliente/operador móvel no que respeita aos minutos cobrados e aos montantes médios das facturas, explica a empresa em comunicado.



A tecnologia anunciada permite que ao entrar numa zona coberta pela rede WI-FI empresarial o terminal deixe de necessitar do prestador de serviços móvel e use a tecnologia wireless para se ligar à infra-estrutura de voz sobre IP da empresa.



O equipamento agora anunciado resulta de um ano de trabalho e de uma parceria com a Texas Instruments que desenhou os chips dos equipamentos. O facto de ser mantido o acesso a todas as aplicações empresariais ou públicas no equipamento de dupla rede faz com que o potencial de poupanças seja elevado e abre caminho à utilização de um único equipamento, uma única caixa de mensagens e um único número de telefone.



A Motorola não é a primeira fabricante a anunciar trabalhos nesta área, antes já a NEC, a Vodafone, a Cisco e a HP haviam anunciado projectos idênticos. No caso da HP, trata-se de um equipamento híbrido que combina um PDA e um telemóvel e que dispõe também de compatibilidade com redes Wi-FI, GSM e GPRS.



Este equipamento será vendido em exclusivo pela T-Mobile e deverá estar disponível ainda durante o Verão por 499 dólares. O novo iPaq 6315 corre o sistema operativo da Microsoft para dispositivos móveis e só chega a Portugal no Outono, conforme assegurou ao TeK fonte oficial da empresa.



O CN620 Wi-Fi da Motorola faz parte da solução Enterprise Seamless Mobility que integra ainda uma aplicação de gestão de serviços wireless e uma aplicação de gestão de serviços de rede.



Novidades para o mercado de massas



No mesmo dia a fabricante americana apresentou dois novos produtos para o mass market que deverão estar disponíveis ainda antes do final do ano e prometem tornar o 3G mais acessível. Trata-se de dois novos equipamentos - o V975 e o C975 - que vêm complementar o actual portfólio da Motorola para o mercado 3G.



Sem nunca avançar preços, a fabricante considera que os dois equipamentos vão dinamizar o mercado e caracteriza-os como produtos dirigidos ao mass market. Os novos equipamentos têm vídeo conferência, câmara VGA com zoom de quatro vezes e gravação vídeo, entre outras funcionalidades.



Notícias Relacionadas:

2003-06-17 - Texas Instruments desenvolve solução para funcionamento simultâneo de Bluetooth e Wi-Fi


2003-05-15 - Vodadone prepara-se para lançar serviço móvel de dados GPRS/Wi-Fi no Verão
2003-04-21 - Cisco prepara-se para lançar telemóvel Wi-Fi em Junho

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.