A Motorola anunciou ontem, durante o congresso internacional 3GSM, a decorrer em Cannes, um novo pacote de aplicações e serviços designado Mobile Services Café, com o intuito de apoiar as operadoras de redes sem fios a aumentarem a procura por serviços móveis de dados em qualquer dispositivo com ligação à Internet.



Constituído por aplicações e serviços sob a forma de software, o Mobile Services Café foi concebido para permitir que as operadoras comercializem rapidamente através das suas próprias marcas vários serviços sem fios de dados. Deste modo, estas poderão oferecer aos consumidores uma selecção de conteúdos e serviços personalizáveis, "ajudando-os a transformar qualquer dispositivo móvel que dispunha de acesso à Internet numa 'extensão' da personalidade e preferências do utilizador", refere o comunicado oficial divulgado pela Motorola.



A instalação dos serviços no site da operadora ficará a cabo da empresa norte-americana. Será também possível alojar e administrar estes serviços com aplicações da Motorola ou de outras companhias. Nos termos do modelo de negócio do Mobile Services Café, a Motorola irá partilhar o risco deste empreendimento com a operadora, reduzindo desta forma o potencial rico financeiro.



Entre as ofertas de produtos individuais que este pacote inclui, contam-se soluções para messaging, conteúdos de informação e entretenimento, produtividade empresarial e comércio móvel. No que toca as funcionalidades presentes neste pacote, incluem-se um servidor J2EE - Java 2 Enteprise Edition - de download, um servidor de personalização, plataformas de jogos para um só jogador e multijogador, calendário, painel virtual de afixação de mensagens, servidor de sincronização, instant e photo messaging, bem como acesso a base de dados empresariais.



Em simultâneo, a Motorola revelou que está a colaborar com a AOL de forma a desenvolver uma versão do software AOL Instant Messaging (AIM) nos seus futuros telemóveis. O objectivo de integrar a aplicação nos dispositivos sem fios é de tentar converter os actuais utilizadores de instant messaging via PC à troca de mensagens em telemóveis e PDAs.



Os assinantes da AOL enviam cerca de mil milhões de mensagens imediatas por dia, sendo esta empresa a que tem o maior número de utilizadores de instant messaging em termos globais, contando com 53,4 milhões de subscritores em 2001. Atrás vem a Microsoft, com o seu serviço MSN Messenger e a Yahoo!.



Contudo, a indústria móvel, incluindo a Motorola, está também a desenvolver as suas próprias especificações de instant messaging móvel, através da iniciativa Wireless Village (ver Notícias Relacionadas). A Genie, divisão de negócios para a Internet móvel da mmO2 - ex-BT Wireless, a unidade para a área móvel da British Telecom -, lançou recentemente um serviço de IM móvel que suporta essas especificações. Mas os fabricantes de telemóveis e as operadoras não resolveram todos os problemas no modo de como os serviços móveis de IM vão interagir com os serviços para PCs.


Notícias Relacionadas:

2002-02-19 - Microsoft, Intel e Texas Instruments em parcerias para a área de comunicações móveis

2002-02-19 - Nokia partilha tecnologia com concorrentes e faz frente à entrada da Microsoft no sector

2002-02-18 - Genie lança serviço de instant messaging para telemóveis

2002-02-13 - Wireless Village divulga especificações para comunicações sem fios

2001-04-26 - Ericsson, Motorola e Nokia juntas na Wireless Village

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.