A Motorola pretende introduzir em Julho deste ano novos modelos de telemóveis com um interface mais atractivo e fácil de utilizar, de acordo com a agência noticiosa Reuters. Esta decisão consiste numa tentativa da fabricante norte-americana de relançar a sua imagem e alcançar a finlandesa Nokia, líder mundial mundial do mercado de telefones celulares.



Nesta operação de relançamento será dado especial destaque aos ecrãs dos telemóveis de forma a que sejam tão fáceis de utilizar como os dos aparelhos da Nokia e da sul-coreana Samsung.



O objectivo é fazer com que o utilizador possa mudar de marca de uma forma simples e sem que seja necessário aprender todo um novo sistema. Os primeiros esforços da Motorola no sentido de renovar a sua imagem tiveram início em Fevereiro com a apresentação dos novos telemóveis da marca para 2002 no seu centro de design em Milão (Ver Notícias Relacionadas).



Tim Parsey, responsável máximo pelo design dos aparelhos de comunicações sem fios da Motorola afirmou à Reuters: "É uma mudança tão grande como a que ocorreu do DOS para o Windows nos computadores pessoais". Segundo Parsey, a sua companhia não está a copiar o design dos ecrãs da Nokia e da Samsung, mas a tornar as funcionalidades dos telemóveis mais fáceis de navegar entre os modelos das diferentes fabricantes,



Desta forma, os utilizadores vão poder criar uma mensagem de texto seguindo apenas alguns passos simples e utilizar um botão de scroll para acederem à sua agenda de números de telefone, exemplificou Parsey. Mas, segundo este responsável, não basta seguir a concorrência. De tal forma que acredita que as funcionalidades gráficas e sonoras dos modelos da companhia norte-americana vão superar o design da Nokia.



Este responsável sugeriu ainda que fosse debatido entre as principais fabricantes a criação de padrões industriais relativos ao design de menus de ecrã de telemóveis, dado que ainda não existe qualquer especificação relativa a este aspecto.


Notícias Relacionadas:

2002-02-14 - Motorola renova portfolio de produtos para 2002

2002-01-23 - Motorola apresenta maus resultados e fecha quatro fábricas

2001-10-22 - Motorola disponibiliza tecnologia celular a outros fabricantes