A Motorola pode ser o primeiro dos cinco maiores fabricantes mundiais a lançar um terminal móvel com base em tecnologia da Microsoft, avança uma noticia divulgada pela Reuters, citando fontes do mercado. Segundo a agência noticiosa as duas empresas estão a trabalhar no novo telefone há vários meses, existindo já imagens em circulação na Internet, disponíveis para determinados círculos de discussão.

As duas empresas optaram por não fazer quaisquer comentários sobre este assunto, mas em Fevereiro a Motorola já havia admitido, em declarações à agência noticiosa, a possibilidade de lançar um terminal baseado em tecnologia da Microsoft, dando assim resposta a solicitações dos operadores americanos. Na altura não foram avançadas datas ou pormenores, sobre este assunto.

O novo telemóvel, produzido pela Chi Mei Communication Systems - uma empresa com sede em Taiwan - deverá ter um design semelhante aos últimos modelos apresentados pela Motorola, com antena interior. A realizar-se esta parceria será a primeira entre Microsoft e um grande fabricante de telemóveis. A empresa de Bill Gates já fez diversas tentativas para entrar no mercado móvel mas os fabricantes têm-se mantido à distância, com algum receio de que a Microsoft passe a dominar a sua industria, à semelhança do que acontece no mercado de computadores pessoais.

A Motorola, que já integra o consórcio Symbian ( um sistema operativo para smart phones cujo desenvolvimento é liderado pela Nokia) vem com esta decisão abrir portas de um novo mundo à Microsoft. Um movimento que muitos analistas consideram inevitável.
O Software da Microsoft para telefones móveis inclui uma versão do Windows, com funções semelhantes às disponíveis para PC e actualmente está apenas disponível para terminais fabricados pela High Tech Computer.

Segundo as informações da Reuters, o novo equipamento foi talhado à medida das necessidades de um operador com a Orange, braço da France Telecom para o mercado móvel, pelo que é provável que o novo terminal da Motorola venha a ser encomendado pelo operador francês, que recentemente firmou acordo com a primeira para fornecimento de terminais.

Notícias Relacionadas:

2003-07-23 - Smartphones lideram crescimento de vendas de aparelhos de comunicação móvel

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.