A Google nunca disse que a parceria para o desenvolvimento do Nexus One era exclusiva com a HTC e o CEO da Motorola veio agora confirmar que está a trabalhar com a gigante da Internet, e principal patrocinadora do sistema operativo Android, para criar um terminal que será vendido directamente aos consumidores, sem passar obrigatoriamente pela rede dos operadores móveis.

Sanjay Jha, CEO da Motorola, confirmou a informação que já fazia parte dos rumores no final da semana passada, garantindo que o telemóvel será vendido ainda este ano, em conjunto com outros 20 smartphones que a marca norte-americana quer lançar, todos com o sistema operativo Android.

Ainda no início de Janeiro a Motorola tinha iniciado a comercialização do Motoroi, o primeiro smartphone Android 2.0 disponível oficialmente na Coreia do Sul.

Não são conhecidos detalhes sobre o "Nexus Two" nem a diferenciação que pode ser feita em relação ao Nexus One, mas há quem especule que o próximo telefone irá ter teclado deslizante. Em Janeiro, na CES, a Motorola apresentou vários modelos de smartphones que dão pistas para uma abordagem ao conceito.

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]

A confirmação de que a Motorola irá desenvolver o próximo Nexus pode não ser muito positiva para os utilizadores portugueses já que as últimas notícias dão conta do desinvestimento da empresa no mercado português de telemóveis.

O Jornal i tinha avançado que a empresa está a preparar a retirada do mercado depois de três anos de quedas nas vendas que fizeram com que detenha apenas 1% de quota de mercado e não venda mais que 20 mil telemóveis por trimestre.