Depois de concretizado o processo de fusão entre a Zon e a Optimus a grande questão que surgiu estava relacionada com o futuro da marca. Quem iria prevalecer? Iriam coexistir? Ou dariam lugar a uma transformação da operadora? A última opção é a mais correta de acordo com várias informações reunidas.



O Jornal de Negócios avançou esta semana que a Zon Optimus está a trabalhar na transformação da marca para “nós”, tendo sido equacionadas as opções “eza” e “nex”. O TeK foi à procura de maiores certezas através dos possíveis futuros endereços Web da operadora e os caminhos apontam de facto para a marca NOS.



O site nos.pt era pertence da Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente. Entre o final de fevereiro e o início de março o endereço foi cedido, sem nenhuma contrapartida económica pela associação. Quem o confirmou foi o presidente da mesma, Humberto Candeias em, conversa com o TeK.



Humberto Candeias diz desconhecer o envolvimento da Zon Optimus no processo de cedência do endereço de Internet, tendo dito que o processo foi tratado por uma empresa de advogados, com quem fizeram todos os contactos. Entretanto a associação NÓS mudou para o endereço nos.org.pt.



O TeK contactou a PLMJ, a sociedade de advogados que fez consultoria e aconselhamento no processo de fusão entre as duas operadoras, para saber o que a empresa teria a dizer sobre o caso. A resposta veio por parte da assessoria de imprensa: “não podemos comentar nem dar informações que envolvam clientes”.



O TeK procurou também informação sobre os outros dois hipotéticos nomes/endereços. O nex.pt é pertence da empresa de soluções online Nex, está registado desde 2010 e continua ligado à empresa. O domínio eza.pt foi registado ontem, 1 de maio – ao seu proprietário foram enviadas questões relacionadas com uma possível ligação à Zon Optimus, mas ainda não houve uma resposta.



Mesmo sem confirmações, o único facto que foi possível apurar está relacionado com a cedência do domínio nos.pt por parte da associação NÓS. E somando este valor ao relato prévio do Jornal de Negócios e ao investimento que já terá sido feito na nova marca, tudo aponta para que esse seja o nome escolhido.



O TeK também confirmou entretanto com um alto grau de probabilidade que NOS vai ser o novo nome da operadora de telecomunicações e que pode ser apresentada ainda antes do final de maio. O TeK compreendeu também que a designação não terá acento tal como acontece com o pronome pessoal da língua portuguesa. Não foi obtida nenhuma informação sobre a filosofia que estará por trás da marca e da campanha de rebranding.



Tanto sobre a questão de propriedade do endereço como na questão da marca NOS, a Zon Optimus não fez comentários quando questionada pelo TeK.



Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico