A Apple é agora a quarta empresa que mais vende telemóveis em todo o mundo, segundo a IDC. Os últimos resultados trimestrais mostram que a Nokia, Samsung e LG continuam a ocupar, por esta ordem, as três primeiras posições do ranking, mas o quarto lugar pertence agora à empresa de Steve Jobs, que destronou a RIM.

A Apple tem, de acordo com os dados apurados pela IDC, 4,1 por cento de quota de mercado, com 14 milhões de iPhones vendidos.

Remetida para a quinta posição, a RIM conseguiu, mesmo assim, vender 12,4 milhões de BlackBerrys, o que fez com que a sua quota de mercado crescesse dos 2,9 por cento registados há um ano atrás, para os 3,6 por cento. Já a Sony Ericsson saiu, pela primeira vez desde 2004, do Top 5.

A Nokia continua a liderar, mas viu a sua quota de mercado baixar de 36,5 para os 32,4 por cento, traduzida na comercialização de mais de 110 milhões de terminais. A Samsung, segunda classificada, vendeu mais de 70 milhões de telemóveis e controla 21 por cento do mercado.

A LG completa os lugares do pódio, embora tenha sido a fabricante mais penalizadas durante o último ano, com uma queda da quota de mercado dos 10,1 para os 8,3 por cento.

Em termos globais, no terceiro trimestre de 2010 venderam-se 340,5 milhões de telemóveis, num crescimento de 14,6 por cento face ao ano passado.