A Nokia veio a público esclarecer os rumores que davam conta do adiamento do lançamento no mercado daquele que poderá vir a ser o seu melhor “argumento” face ao iPhone. Ao mesmo tempo, aproveitou para dizer que as pré-reservas para o N8 já bateram recordes.

Inicialmente previsto para Junho, o novo smartphone Symbian devia começar a chegar ao consumidor no final deste mês, mas a fabricante finlandesa avisa que a venda ao público poderá demorar mais alguns dias.

Num comunicado de resposta às notícias veiculadas por vários jornais esta manhã, que davam conta de mais um adiamento do modelo, a Nokia reafirma que “simplesmente” avisou os utilizadores de que o prazo previsto inicialmente, apontado para o final ddo terceiro trimestre, poderia “deslizar” por alguns dias.

“A saíde de fábrica dos N8 continua a estar prevista para o fim deste trimestre (...). Mas como é natural que exista alguma diferença de tempo entre o início dos envios e a chegada às caixas de correio, numa total transparência, decidimos avisar os clientes que fizeram a pré-reserva que os smartphones só deverão chegar em Outubro”.

A fabricante faz ainda questão de salientar, na mesma nota de imprensa, que recebeu um número recorde de pré-encomendas online para o Nokia N8, sem adiantar números exactos ou aproximados.

O modelo e respectivas funcionalidades foram oficialmente apresentados em Abril deste ano, altura em que a Nokia anunciou que o modelo só estaria à venda em Setembro. A fabricante justificou o adiamento com problemas de qualidade encontrados durante a actualização do software, que acabaram por consumir mais tempo do que o previsto ao início.

Com um claro enfoque nos conteúdos online e multimédia, o N8 é considerado pelos analistas como o primeiro modelo da ainda número um dos telemóveis a desafiar verdadeiramente o iPhone de Apple.

O modelo apresenta um ecrã de 3,5 polegadas, mas é ao nível da câmara fotográfia que mostra os seus principais argumentos. A máquina incluída tem resolução de 12 megapixéis, lente Carl Zeiss, flash xénon e, garante a fabricante, um "grande sensor que rivaliza com o de uma câmara fotográfica digital compacta".