(Actualizada) A marca portuguesa Ndrive vai iniciar a comercialização de telemóveis de marca própria, depois de ter também optado por vender equipamentos GPS com o seu design. o primeiro equipamento Ndrive Phone S300 começa a ser comercializado em Portugal esta semana.
A marca não pretende porém limitar-se ao mercado nacional e avança para a internacionalização nos próximos meses. Espanha será o primeiro país estrangeiro onde o equipamento será vendido, já a partir do próximo mês. Os seguintes serão França e Itália onde também já foram iniciadas negociações.
O Ndrive Phone S300, fabricado na China, tem um preço recomendado de 399 euros e está equipado com a versão 6 do Windows Mobile. O equipamento tem uma câmara fotográfica de 2 Mpixel, conectividade Bluetooth e Wi-Fi, contando ainda com os mapas de Portugal da NDrive e aplicações profissionais da Microsoft. O equipamento inclui processador Intel de 416 Mhz e, de acordo com a empresa, "para ter um preço mais competitivo" não inclui tecnologia 3G.
O software utilizado na plataforma é NDrive e, além de permitir a normal navegação assistida por pontes, oferece um conjunto de informações referentes ao trânsito, tempo, sugestões de restaurantes e de hotelaria. No caso do trânsito, o utilizador pode contar com informações sobre os principais problemas de tráfego em real-time. No que se refere ao tempo, são indicadas as condições meteorológicas a cinco dias.
Para já, estas duas funcionalidades (transito e meteorologia) são exclusivas da linha de produtos NDrive, já que este é o único produto da gama com conectividade GSM.
No início do próximo ano a empresa planeia lançar o seu primeiro sistema de navegação com GSM e outro com sensor de álcool (G400).
O investimento no software do novo NPhone foi de meio milhão de euros enquanto que para o hardware foi canalizado um montante menor. No entanto os gastos no hardware deverão crescer na medida do sucesso do telefone.
A primeira remessa de equipamentos a chegar ao mercado é composta por três mil unidades e dirige-se aos retalhistas. Entretanto, os operadores móveis nacionais já se encontram a finalizar o período de análise aos telemóveis.
Em 2007, a NDrive vai registar um volume de negócios superior a 10 milhões de euros e vender acima das 250 mil licenças. Mais de 63 por cento do volume de negócios será realizado fora de Portugal.
A empresa nacional é um spin-off da InfoPortugal - que passou a ser controlada em 51 por cento pela Impresa - e concentra esforços no desenvolvimento de software para sistemas de navegação. A aposta no design próprio de equipamentos de suporte, fabricados com recurso a parceiros, é uma das tendências assumidas este ano, que se alarga agora ao fabrico de telemóveis.
Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com mais detalhes acerca do novo telemóvel, revelados em conferência de imprensa.
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