Um email enviado aos agentes, a que o TeK teve acesso, diz que a Netcall vai suspender os seus serviços já a partir de sexta feira, dia 12 de Dezembro. O falhanço das negociações com a Oni, assim como de "vários esforços de viabilização da empresa que decorreram até às últimas semanas" e o "momento que vive a economia internacional", justificam esta decisão.

Na mensagem de correio electrónico refere-se que não é possível à empresa continuar a fornecer os seus serviços, embora não se confirme se a Netcall irá fechar. O TeK confirmou esta informação e tentou contactar Luís Ávila, Director-geral da empresa, para obter mais dados mas não foi possível chegar ao contacto com este responsável até à hora de publicação desta peça.

A empresa que fornece serviços de Voz sobre IP foi uma das pioneiras nesta área em Portugal, tendo-se posicionado no mercado empresarial mas fornecendo também serviços a utilizadores individuais desde 2007.

Nas últimas semanas tinha sido conhecido o alegado interesse da Oni em adquirir os activos da empresa, que era uma das possibilidades de aquisição em estudo pela operadora.

A Netcall foi criada em 2003 e tinha já passado por vários sobressaltos com o arresto dos bens da Webware - holding que controla a Netcall - por um dos sócios fundadores devido a uma dívida que se elevava a 250 mil euros.

Na altura a empresa recebeu uma injecção de capital da PME Investimentos, que reforçou o investimento em mais 275 mil euros, aumentando assim a participação da sociedade de investimentos para os 1,8 milhões de euros. A primeira participação da PME Investimentos na Netcall datava de 2005.

Fátima Caçador