A Nokia vai descontinuar, em quase todos os mercados, a oferta "Ovi Music Unlimited" (ou "Comes With Music") que associa downloads ilimitados de música a alguns telefones da marca, avança hoje a imprensa internacional especializada. Em Portugalo serviço nunca chegou a estar disponível.

A notícia terá sido já confirmada pela fabricante finlandesa em países como o Reino Unido. De acordo com o Register, que cita uma declaração oficial, a Nokia irá abandonar, "até ao final do ano", a produção de telemóveis com esta oferta associada em 21 dos 27 mercados onde esta tem estado disponível.

A oferta mantém-se em mercados em desenvolvimento como a Índia, Indonésia ou na China, para as subscrições anuais, e no Brasil, Turquia e África do Sul, onde continuam a ser asseguradas as ofertas válidas por seis meses, detalhou a empresa. "Para os restantes mercados planeamos acabar com a produção das edições Ovi Music Unlimited até ao final do ano", lê-se na nota.

A empresa acrescentou também que as subscrições em vigor se mantêm até ao fim do período previsto e os ficheiros descarregados ficam para sempre na posso dos utilizadores.

Contactada pelo TeK, a empresa em Portugal confirmou o fim do serviço, adiantando que uma vez que estas subscrições nunca estiveram disponíveis no nosso país, não haverá alterações a registar.

O "Ovi Music Unlimited", ou "Comes With Music", foi anunciado em Dezembro de 2007, tendo sido encarado como uma investida assumida contra a loja de música da Apple, o iTunes, e contando com parcerias de editoras de música como a Universal Music, EMI, Warner ou Sony.

A ideia consistia em vender terminais que permitem ao seu titular descarregar um número ilimitado de temas da loja de música da Nokia, por um período de um ano ou seis meses (consoante os mercados), mas não terá tido o acolhimento esperado.

Nota da Redacção:A notícia foi actualizada com informação entretanto disponibilizada pela Nokia em Portugal.