A Electronic Entertainment
Expo
(E3), que se realizou esta semana em Los Angeles, foi sobretudo marcada pelo N-Gage, o dispositivo portátil de jogos da Nokia que também funciona como telemóvel GSM/GPRS triband (suporta 900 MHz, 1.800 MHz e 1.900 MHz), leitor de áudio MP3 e AAC e rádio estéreo de FM, sendo também capaz de enviar emails e mensagens SMS. Para além disso, pode sincronizar dados com o calendário do Microsoft Outlook do seu PC.

Com data de lançamento prevista para 7 de Outubro deste ano, o N-Gage irá
custar 300 dólares no mercado norte-americano sem contar com os descontos e acordos que variam consoante a operadora móvel em questão. Mesmo assim, é um montante bastante superior aos modelos GameBoy Advance e Advance SP da rival Nintendo, enquanto o preço dos jogos para o novo dispositivo fica entre os 30 e os 40 dólares. O objectivo da Nokia com este aparelho é apenas de desenvolver hardware de jogos, mas uma plataforma.

Alguns analistas e executivos da indústria de jogos afirmam que as grandes produtoras de jogos como a Electronic Arts e a Vivendi Universal Games ainda não apoiaram publicamente a iniciativa da Nokia. Os grandes títulos de desportos da EA, como o Madden Football, ajudaram a tornar plataformas de jogos como a PlayStation e a PS2 da Sony em grandes êxitos de vendas. Este tipo de jogos pareceria bastante adequado para as funcionalidades multijogador através de redes sem fios e tecnologia Bluetooth do N-Gage.

Mas, segundo os responsáveis da Nokia, o dispositivo irá reinventar
completamente o mercado dos jogos móveis online. A fabricante
finlandesa pretende liderar o processo de migração do negócio dos
títulos de entretenimento do fixo para o móvel e do offline para o
online. Os jogos de consolas, que podem ser jogados nas salas de estar, estão a ficar gradualmente online, ao passo que os que foram concebidos para PCs, que se desenrolam igualmente em ambientes fechados, podem também ser jogados em rede, com vários amigos, ou isoladamente, contra o computador.

Os jogos móveis desenvolvidos para telemóveis têm sido considerados um dos mercados e grande expansão nesta área. Os novos jogos lançados nos últimos tempos são normalmente títulos simples, de um só jogador e concebidos em Java ou Brew que podem ser
transferidos da Net ou que já vêm incluídos nos terminais, mas que estão
limitados à largura de banda do GSM/GPRS, que não ultrapassa os 50 Kbps, o que condiciona a sua dimensão, e ainda à escassa memória disponível nos terminais.

Apesar de o N-Gage permitir que os utilizadores joguem estes títulos mais básicos e transferíveis da Rede, a base da experiência de entretenimento que irá fornecer vem de jogos concebidos para o sistema operativo Symbian e incluídos em
cartões multimédia de memória flash que podem armazenar 128 MB ou mais de dados.

Com um ecrã luminoso dotado de uma resolução de 176 x 208 pixels e capaz de suportar gráficos tridimensionais e 4.096 cores, o N-Gage diferencia-se da rival Gameboy - mais orientada para crianças, pré-adolescentes e adolescentes que apreciam jogos como o Mario e o Pokemon -, por se destinar a um mercado mais maduro composto por elementos do sexo masculino entre os 16 e os 35 anos de idade.

Apesar de não contar com as grandes do sector, a Nokia já recebeu garantias por parte da THQ, Eidos, Taito, Activision e Sega de que irão desenvolver
jogos para a N-Gage. Por enquanto, foram já anunciados os seguintes jogos: Major League Baseball, Tomb Raider, Moto-GP, Super Monkey Ball, Pandemonium, Taito Memories, Red Faction, Puzzle Bobble VS e Sonic N.

Por ocasião da E3, a fabricante finlandesa anunciou também o apoio da Gameloft/Ubi Soft. Desta
forma, estarão também disponíveis títulos como Ghost Recon, Splinter Cell, Rayman 3 e Pro Soccer. Assinalando a sua entrada no sector de
desenvolvimento, a Nokia revelou ainda o Pathway to Glory, um título
multijogador passado na Segunda Guerra Mundial. Foi também acrescentado à
lista de jogos para o N-Gage o Tony Hawk's Pro Skater, da Activison.

Notícias Relacionadas:
2003-05-12 - Expectativas de reduções do preço das consolas animam E3
2003-02-06 - Nokia
desvenda consola móvel N-Gage