A maior fabricante de telemóveis europeia pretende lançar novos modelos que incluam a tecnologia WiMAX em 2008. Actualmente só ligações a partir de um receptor fixo é que permitem aceder à Internet através da rede WiMAX, o que deverá mudar dentro em breve com o lançamento, ainda neste ano, de uma versão móvel da tecnologia.



A Nokia pretende utilizar a tecnologia nos seus telemóveis como uma alternativa às redes 3G para comunicações de banda larga, uma vez que, os serviços de acesso à Internet através de dispositivos móveis nem sempre têm a qualidade necessária, dada a prioridade depositada nos serviços de voz. Com a utilização de WiMAX, o tráfego em redes de voz será reduzido e permitirá uma cobertura geográfica mais vasta.



A estratégia da Nokia surge após a Sprint Mobile ter anunciado no passado mês de Agosto que pretende desenvolver uma rede WiMax de 4 Mbps no último trimestre do próximo ano, complementando os serviços W-CDMA e EV-DO.



A Intel anunciou o apoio à rede através de um WiMax System-on-a-Chio (SoC), conhecido como Rosedale 2, e agora como WiMAX Connection 2250.



Quando instalado num dispositivo móvel que inclua modem, o SoC permite que os equipamentos de banda larga de alta velocidade se liguem tanto a redes WiMAx fixas como à Nokia Flexi WiMAX Base Station que a empresa pretende construir.



A Nokia Flexi WiMAX Base Station estará disponível comercialmente no final de 2007 - para a versão 2,5 GHz - e em 2008 para a rede de 3,5 GHz, assim como os dispositivos compatíveis com a tecnologia.

Notícias Relacionadas:

2006-09-28 - Nokia e Intel em parceria para integração de módulo HSPDA nos portáteis Centrino Duo

2006-09-11- Interoperabilidade de TV móvel junta Motorola e Nokia

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.