A Nokia apresentou na Índia, durante uma conferência de imprensa, sete novos modelos de telemóveis destinados a mercados emergentes, onde a adopção destes dispositivos continua em ascensão. As relação preço/qualidade foi uma das preocupações da fabricante finlandesa que incluiu em todos os dispositivos características inovadoras tendo em conta o target a que se dirige.



Os primeiros equipamentos a serem apresentados foram os dispositivos Nokia 1200 e Nokia 1208. Estes os telemóveis foram pensados para serem partilhados entre várias pessoas e, para isso, cada um inclui até cinco agendas de contactos que podem ser utilizadas independentemente, consoante a pessoa que utiliza o telemóvel no momento.



Para ajudar na gestão de custos foi integrado um comando que permite estabelecer um limite de tempo ou de dinheiro para cada chamada efectuada. No momento em que os limites foram atingidos, os dispositivos interrompem as ligações, diz a Nokia em comunicado.



Ambos os modelos incluem protecção contra pó e outras sujidades e estarão disponíveis ainda este ano no mercado. O Nokia 1200 custará 35 euros e chega ainda no segundo trimestre enquanto que o 1208, com ecrã a cores, estará disponível no trimestre seguinte por 40 euros.



A fabricante europeia deu também a conhecer o Nokia 1650, um equipamento que inclui sintonizador de rádio FM, tons de chamada em MP3 e lanterna. À semelhança dos modelos acima referidos, também inclui gestor de custos de chamadas. Este telemóvel tem um preço de 55 euros, sem taxas incluídas.



O quarto telemóvel a ser apresentado foi o 2505, um equipamento para o segmento CDMA que será lançado este trimestre nas regiões Ásia/Pacífico, Médio Oriente, África, América Latina e China. O preço deste modelo não foi avançado mas sabe-se que inclui características de fácil utilização no que diz respeito às funções de mensagens escritas, calendário, alarme, lembretes por voz, entre outras.



A Nokia também incluiu neste equipamento uma agenda com capacidade para 300 contactos, jogos pré-instalados e uma aplicação para download de imagens. O Nokia 2505 tem uma autonomia de três horas em conversação e 156 horas em standby, assegura a empresa.



O Nokia 2630 é o modelo com menor espessura de entre os apresentados: 9,9 milímetros. Com câmara fotográfica embutida, este equipamento inclui ainda aplicação de email, MMS, sintonizador de rádio FM e conectividade Bluetooth. O preço do 2630 será de 85 euros, sem taxas, e a sua entrada no mercado está prevista para o terceiro trimestre de 2007.



Os dois últimos equipamentos para mercados emergentes são o Nokia 2660 e o Nokia 2760. O primeiro tem forma de concha e inclui capacidades GPRS. A conectividade por Bluetooth, o sintonizador de rádio em FM, conversação por alta-voz e os toques de chamada em MP3 são algumas das características deste equipamento que deverá custar cerca de 85 euros.



Por outro lado, apesar de ter um design e capacidades semelhantes, o Nokia 2760 acrescenta algumas funções ao modelo anterior, nomeadamente a capacidade de gravação de conteúdos em áudio e vídeo. Este equipamento custará 90 euros e vai estar disponível no próximo trimestre.



Soren Petersen, vice-presidente, da Nokia afirma que todos os modelos apresentados "combinam inovação com design contemporâneo" ao mesmo tempo que "respondem às necessidades dos mercados para os quais se dirigem", nomeadamente através das características embutidas "pensadas nos utilizadores que compram o seu primeiro telemóvel".




Notícias Relacionadas:

2005-08-01 - Mercados emergentes impulsionam vendas de equipamentos móveis no segundo trimestre

2003-08-28 - Estratégia Nokia para mercados emergentes assenta no entretenimento e preço