A Nokia e a Sega anunciaram hoje um acordo definitivo através do qual a Nokia adquire a tecnologia de jogos online multi-player da Sega.com, uma subsidiária da Sega Corporation, com sede nos Estados Unidos. O pormenores financeiros do negócio não foram divulgados.



Em comunicado, a Nokia explica a importância desta aquisição que lhe permitirá complementar a sua plataforma de jogos e serviços online, através da tecnologia Network Application Package (SNAP) líder no mercado nos jogos online multi-jogador onde a Nokia quer ocupar lugar de destaque através da sua plataforma Nokia N-Gage.



O fabricante finlandês admite mesmo que "as competências agora adquiridas se tornarão a base do negócio da unidade de Mobile Phones Entertainment and Media", concretiza o documento.



Os pormenores financeiros da aquisição não foram revelados assim como o tempo previsto para conclusão do processo, sabendo-se apenas que o SNAP será imediatamente integrado no N-Gage de forma a permitir jogar em ambientes fixos e móveis.



No mesmo comunicado, Hisao Oguchi, presidente da SEGA Corporation, garante que a empresa japonesa continuará a trabalhar na produção de software como "editor e fornecedor de conteúdos, por exemplo para o Nokia N-Gage". A mesma garantia foi dada por outro alto responsável da empresa numa conference call citada na imprensa internacional.




Recorde-se que em 2001 a Sega optou por deixar de fabricar consolas para se concentrar na produção de jogos para as várias marcas do mercado a trabalhar nessa área, bem como para os vários dispositivos móveis. Um ano depois os bons resultados obtidos no Japão (onde contava já com uma base de 2,5 milhões de assinantes) levaram a empresa a abrir uma filial nos Estados Unidos com os mesmos objectivos.



O Nokia N-Gage chega ao mercado no dia 7 de Outubro com uma carteira de títulos de 10 jogos, que se alargará a 20 títulos até ao Natal. Será o primeiro deck a oferecer jogos para vários participantes através de Bluetooth e GPRS. Além de ser uma plataforma de jogos, o N-Gage também possui um telefone móvel incorporado e inclui um gravador MP3 e um rádio FM estéreo.



Notícias Relacionadas:

2002-04-20 - Sega cria divisão de jogos para dispositivos móveis nos Estados Unidos

2001-06-11 - Sega desenvolve estratégia multiplataforma

2001-01-31 - Sega confirma abandono da Dreamcast