No seguimento de uma notícia avançada pelo jornal finlandês Taloussanomat, que mencionava que a próxima geração de telemóveis multimédia da Nokia iria suportar o serviço de músicas da Apple iTunes, a fabricante viu-se forçada a desmentir a informação. "Não há nenhum acordo comercial entre a Nokia e a Apple para integrar o iTunes nos terminais Nseries", disse Kari Tuutti, porta-voz da divisão multimédia da Nokia.

Tuutti admitiu que a fabricante já tinha visto tais aplicações em laboratórios de pesquisa, mas não celebrou nenhum negócio comercial. "Nós não estamos a fazer acordos exclusivos com lojas de música", sublinhou.

A Nokia garantiu porém à Reuters que o sistema operativo do N91 permite que produtores externos desenvolvam aplicações que permitam uma sincronização do dispositivo com serviços semelhantes ao iTunes.

O mesmo responsável disse ainda que, se a Apple desejar, pode introduzir o iTunes no seu modelo N91. "Desde que exista uma plataforma de computador, qualquer pessoa ou empresa, incluindo a Apple, pode desenvolver aplicações de forma a que os utilizadores efectuem o respectivo download", refere Kari Tuutti à Reuters .

A Nokia tem um acordo com a Microsoft para incluir nos terminais software que permita realizar transferências de música entre telefones móveis e computadores pessoais.

Notícias Relacionadas:

2005-04-27 - Nokia detalha conceito Nseries e apresenta novos equipamentos multimédia

2005-03-11 - Motorola pretende investir em vários modelos de telemóveis iPod

2005-01-07 - Motorola mostra telemóvel compatível com iTunes na CES