Foi hoje anunciada uma parceria entre a Nokia e a IBM para o fornecimento de aplicações empresariais seguras para equipamentos móveis baseados no sistema operativo Symbian. Na sequência deste acordo a IBM Global Services irá actuar como integrador de sistemas da solução Mobile VPN da Nokia.




O alargamento das soluções empresariais a redes móveis, procurando estabelecer filosofia de acesso permanente, é actualmente uma das preocupações das empresas, que pretendem também que este tipo de comunicação seja feita na maior segurança e estabelecendo níveis de autenticação de acesso a informação crítica adequados às suas políticas internas.



As necessidades de instalação, manutenção, financiamento e consultoria das empresas que quiserem implementar a solução de uma rede privada virtual para equipamentos móveis da Nokia é assim colmatada pela divisão de serviços da IBM. Segundo referido em comunicado, a IBM Global Services tem já uma vasta experiência no desenvolvimento e implementação de soluções wireless de comércio electrónico e aplicações empresariais em diversos mercados.



Este não é o primeiro acordo das duas empresas para a área de comunicações móveis, tendo a IBM e a Nokia já anunciado a junção de esforços na área de redes Wi-Fi e de aplicações para terminais móveis. Em relação às redes VPN, as duas empresas referem em comunicado que esta parceria tem potencial para responder a algumas das necessidades sentidas pelas empresas nas implementação de soluções wireless que complementem a sua infra-estrutura de Tecnologias de Informação, permitindo um maior alargamento da produtividade em mobilidade.

Notícias Relacionadas:

2002-07-09 - Nokia e IBM apostam no desenvolvimento conjunto de aplicações para telemóveis

2002-04-22 - Nokia e IBM juntam forças para o acesso público a redes locais sem fios