A Nokia e a Intel vão trabalhar juntas na investigação e desenvolvimento de soluções que permitam melhorar a experiência móvel do utilizador. A realidade virtual e o 3D serão duas das principais apostas do centro, em termos de desenvolvimento de software.



Uma das primeiras aplicações a desenvolver será um painel de controlo para dispositivos móveis que permita regular calor e luz numa casa. As redes sociais para telemóveis, tirando partido das tecnologias de localização usadas nos telemóveis serão outra aposta, para já, nenhuma delas com timings definidos para dar resultados.




O centro de inovação, gerido em parceria pela líder mundial dos telemóveis e pela líder mundial dos processadores, arranca com uma equipa de 24 engenheiros, revelaram ontem à tarde as duas empresas numa conference call com jornalistas.



O laboratório, que estará baseado na Universidade de Oulu, na Finlândia, vai trabalhar em cooperação com vários outros, referiram os responsáveis, sublinhando o potencial gerado pela "enorme proliferação do uso da Internet com e sem fios".



A aproximação entre a Nokia e a Intel não é uma novidade. As duas empresas trabalham juntas em vários projectos. O mais significativo é aquele está a fazer nascer a plataforma MeeGo, anunciado em Fevereiro deste ano.



A MeeGo - que será a base de trabalho dos engenheiros nesta nova iniciativa de cooperação - representa uma união de esforços das duas gigantes nas plataformas móveis Linux e junta o Maemo, do lado da Nokia, e o Moblin, do lado da Intel, num novo projecto coordenado pela Fundação Linux e impulsionado pelas duas empresas.



Da junção de esforços nascerá, já no fim do Verão, uma nova plataforma de software para smartphones, mas também para um universo mais lato de dispositivo convergentes, em que os netbooks são apenas uma das peças a considerar.



Uma das linhas já com "MeeGo Inside" confirmado é a N-Series, onde a Nokia vai trocar o Symbian pelo novo sistema operativo.
A versão para programadores do MeeGo ficou já disponível em Junho.




Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação disponibilizada pelas empresas.